faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Mutirão realiza avaliação pulmonar gratuita para paulistanos

Article-Mutirão realiza avaliação pulmonar gratuita para paulistanos

Exame que avalia a capacidade respiratória e detecta doenças pulmonares como a DPOC poderá ser feito de graça no Dia Mundial da Espirometria, celebrado em 27 de junho

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), com o apoio da Takeda, realiza no próximo dia 27, quarta-feira, na capital paulista, um mutirão de espirometria. O teste rápido e indolor avalia a função pulmonar e é utilizado para diagnosticar doenças consideradas sérios problemas de saúde pública, como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), que afeta cerca de sete milhões de brasileiros e mata 33 mil pessoas por ano.

A iniciativa celebra o Dia Mundial da Espirometria, data idealizada pelo Forum of International Respiratory Societies (FIRS), em colaboração com a European Lung Foundation (ELF), sociedades médicas internacionais que atuam na área respiratória para promover a atenção sobre as doenças pulmonares.

Com o apoio de parceiros da área de saúde e associações médicas em todo o mundo, o mutirão é coordenado por médicos locais que realizam os testes gratuitamente à população.

“Esperamos atender o maior número possível de pessoas e fazer com que essa ação gere maior conscientização sobre as doenças pulmonares, sobre a relevância destas enfermidades dentro da saúde da população, e mesmo sobre seu impacto socioeconômico”, destaca a pneumologista Dra. Mônica Corso Pereira, presidente da SPPT.

“Estamos entusiasmados em apoiar esse projeto, que é resultado de um esforço mundial em levar mais esclarecimentos sobre a DPOC à população e disponibilizar acesso a um teste fundamental para a indicação do tratamento adequado, que resultará em mais qualidade de vida aos pacientes”, enfatiza o Dr. Eduardo Genofre, diretor médico da Takeda.

Os exames poderão ser feitos gratuitamente na estação Brás do Metrô, das 8h às 16h. O link internacional do evento é: http://www.wsd2012.european-lung-foundation.org/16761-about-wsd.htm.

Sobre a DPOC

A DPOC é uma doença pulmonar progressiva, que se manifesta por cansaço, tosse e falta de ar, geralmente em adultos fumantes com mais de 40 anos. Com o tempo, até mesmo mínimos esforços cotidianos, como subir um lance de escada ou tomar banho, tornam-se difíceis para o portador da doença. Apesar de não ter cura, a DPOC é tratável e pode mesmo ser prevenida, evitando-se o tabagismo e a inalação de poluentes. Embora o principal fator de risco seja o tabagismo, a DPOC também pode ser causada pela inalação contínua de outras substâncias tóxicas, como fumaça provocada por queimadas, lareiras e incineração de lixo.

A OMS prevê que a DPOC se tornará a terceira maior causa de morte no mundo até 2030, perdendo apenas para o acidente vascular cerebral (AVC) e a doença isquêmica do coração. No Brasil, a DPOC acomete 8 milhões de pessoas e mata 33 mil indivíduos. Ela deve se tornar a terceira causa de morte até 2030, segundo o DATASUS.

Os tratamentos disponíveis atualmente aliviam os sintomas, ajudam a evitar as crises e permitem que os pacientes possam realizar plenamente as atividades da vida diária.