faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Música e histórias auxiliam tratamento de doenças oncológicas

Article-Música e histórias auxiliam tratamento de doenças oncológicas

AD

Amenizar o ambiente pesado dos hospitais e auxiliar no processo de recuperação dos pacientes com câncer são o foco da Arte Despertar em seu trabalho desenvolvido para instituições como GRAACC, ICESP e Santa Casa de São Paulo.

Com música, contação de histórias e artes visuais, equipes formadas por arte-educadores propõem ações voltadas aos pacientes e seus acompanhantes, a fim de permitir uma conexão com suas histórias de vida e a realidade do momento, o que favorece o resgate da autoestima, o reforço de vínculos familiares e afetivos e, por consequência, a melhora da saúde.

“Aos poucos, vamos percebendo a transformação das pessoas e do ambiente todo, criando uma empatia que, muitas vezes, nos faz ser solicitados até mesmo para acalmar os pacientes antes de procedimentos importantes”, afirma o arte-educador e musicoterapeuta Mauricio Anacleto.

As atividades são realizadas duas vezes por semana, no período de quatro horas em média, e têm o objetivo de alcançar também o profissional da saúde, estimulando a sua aproximação com o paciente.

“Ao termos os próprios profissionais da saúde envolvidos nas dinâmicas, a tensão natural que existe num ambiente como este vai embora e se cria uma relação mais próxima entre eles e os pacientes. Além disso, com os profissionais menos estressados, o atendimento passa a ser mais suave e humanizado”, destaca Anacleto.

Um dos diferenciais proporcionados por essa metodologia própria - e reconhecida pelos Ministério da Saúde e da Cultura – é justamente o fato de realizar ações contínuas, colocadas em prática por arte-educadores treinados e devidamente remunerados, o que garante mais solidez e comprometimento com a causa da humanização nos hospitais.

A cada 15 dias, os 14 arte-educadores se reúnem na sede da Associação, no bairro da Vila Olímpia, para refletir sobre as histórias compartilhadas e situações vividas nos hospitais, aprimorando continuamente os métodos aplicados nas instituições de saúde em geral, que vão além da área oncológica, sempre com o suporte de pedagogos e psicólogos.

“A arte e a cultura, por si só, já têm uma capacidade incrível de transformar as pessoas e os ambientes em que estão inseridas. Dentro dos hospitais, isso se dá em níveis ainda mais elevados e, no decorrer dos anos, temos presenciado grandes reviravoltas possibilitadas por esse olhar diferente para o paciente e o profissional da saúde”, analisa Regina Vidigal Guarita, diretora-presidente da Arte Despertar e idealizadora do projeto.

A Arte Despertar

Criada em 1997, a Associação Arte Despertar surgiu com o propósito de usar a arte e a cultura no resgate das histórias de vida em moradores de comunidades e nos pacientes e profissionais da área da saúde. Como reconhecimento de seu trabalho, em 2013, foi finalista do Prêmio Empreendedor Social; em 2011, recebeu a certificação da Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais; e, por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, ganhou o Prêmio Cultura e Saúde dos Ministérios da Cultura e da Saúde.