faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Monitoramento remoto barateia telemedicina com o uso do celular

Article-Monitoramento remoto barateia telemedicina com o uso do celular

O celular avança como instrumento da medicina para melhoria da saúde dos pacientes portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Com o desenvolvimento da tecnologia de reconhecimento de imagem, a Unit Care criou uma solução para telemonitoramento de dados vitais de pacientes, que também conta com videoconferência para atendimento remoto.

A solução Mobile Care, da Unit Care, especializada em home care apoiado em alta tecnologia e corpo clínico especializado, utiliza a câmera do celular para capturar dados de equipamentos como glicosímetros, utilizados por diabéticos para medição da glicose no sangue, inclusive os modelos mais simples distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A novidade, desenvolvida com a parceira gaúcha i9access Tecnologia, pode popularizar o monitoramento remoto, até agora disponível apenas via tecnologia Bluetooth ou com inserção manual, sujeita a erros. “O custo cai mais de dez vezes”, diz o Dr. Luiz Tizatto, CEO da Unit Care e presidente do capítulo brasileiro da Continua Healt Alliance, organização mundial que estabelece padrões da indústria da tecnologia para a saúde.

Os dados coletados podem ser enviados a centrais de atendimento, alertando a equipe caso seja necessária atenção especial. O resultado é a redução do número de internações e idas aos postos de pronto atendimento, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes e redução de custos para o sistema de saúde.

No Brasil, estima-se que mais de 12 milhões de pessoas sejam diabéticas, a quarta maior população de diabéticos do mundo. Isso inclui quase 9% da população total entre 20 e 79 anos. Os programas de gerenciamento de crônicos com apoio de monitoramento remoto ajudam a manter os pacientes no tratamento e atenuam o desequilíbrio entre a distribuição geográfica de médicos e pacientes.

O uso de telemonitoramento por dispositivos móveis por uma grande operadora de saúde no Brasil mostrou que pacientes usuários do sistema visitaram o pronto-socorro 80% menos do que pacientes não monitorados. O número de internações caiu pela metade.

Outra inovação é a tecnologia de compressão de dados, que permite videoconferência e teleconferência dentro da solução mesmo em conexões de banda mais estreita. Além do contato à distância entre pacientes e centrais de atendimento, a solução facilita a segunda opinião médica durante uma consulta com especialistas em outras localidades.

Sobre a Unit Care

Fundada em 2011, a Unit Care é uma empresa especializada em home care de alta complexidade com apoio de tecnologia e corpo clínico especializado, voltada ao atendimento de empresas privadas, operadoras de saúde e área governamental. É pioneira no país na oferta de plataforma de telemedicina à distancia, por meio de uma Central de Exames remota.