This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Médicos conseguem título de Ortopedista em prova de três dias

By 5 de abril de 2016 Você Informa

A prova, que inclui exame escrito, oral, de habilidades além de comprovações de que o candidato está capacitado a fazer exame clínico e de que tem preparação até mesmo para dar da melhor forma possível uma notícia negativa para um paciente, como por exemplo que é inevitável uma amputação, é considerada uma das mais completas do Brasil e tem servido de modelo para sociedades de outras especialidades médicas.

O presidente da Comissão de Ensino e Treinamento, Alexandre Fogaça Cristante, que organiza a prova, conta que 763 candidatos compareceram ao exame. O índice de aprovação foi de 75,2%, o que comprova que os médicos estão sendo bem preparados pelos vários serviços credenciados pela SBOT. São esses centros que habilitam o médico a se candidatar ao título de especialista.

Como examinadores, Fogaça contou com 430 ortopedistas e traumatologistas experientes, grande parte dos quais professores de universidades que, como voluntários, testaram os candidatos.
“Os ortopedistas titulados que a SBOT oferece à sociedade brasileira estão altamente capacitados”, garante o presidente da instituição, Luiz Antonio Munhoz da Cunha, e não há falta de profissionais da especialidade no Brasil.

Munhoz lembra, porém, que para o atendimento dos problemas ortopédicos, que se multiplicam devido aos acidentes de trânsito, à violência e ao envelhecimento da população, não basta o profissional, mas há necessidade de infraestrutura adequada, hospitais bem equipados, material cirúrgico de qualidade, UTIs e também recursos financeiros.

“Muitos dos insumos usados nas cirurgias são importados e caros”, conta. É por isso que a SBOT defende a multiplicação e melhor distribuição de hospitais devidamente equipados, pois por mais preparado que seja um ortopedista, não poderá atender devidamente a um paciente se estiver numa cidade onde não conta com e infraestrutura necessária.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply