faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Mayo Clinic Recomenda: Reduza o estresse na época do Natal e seu coração vai agradecer

Article-Mayo Clinic Recomenda: Reduza o estresse na época do Natal e seu coração vai agradecer

JACKSONVILLE, Flórida, dezembro de 2011— A época do Natal traz festas e alegrias, mas pode trazer também emoções fortes e situações estressantes. A trabalheira dos preparativos, as viagens, os visitantes e as compras de presentes podem causar mais estresse do que o normal. A relação entre o estresse e os problemas cardiovasculares já foi bem documentada. Mas, o quê podemos fazer para minimizar o estresse e desfrutar as festas com nossos familiares e amigos?

“É bom saber que essa época pode ser desafiadora para nossa saúde, especialmente para a saúde do coração”, diz o cardiologista da Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida, Jorge Trejo. “Observa-se um aumento de casos de morte em épocas de Natal e Ano Novo por diversas razões, mas especialmente por causa de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais”.

Manter bons hábitos durante o ano nos ajuda a reduzir as probabilidades de complicações durante as festas. Entre os cuidados que devemos tomar, estão:

• Continuar tomando medicamentos, especialmente durante as viagens;

• Controlar o consumo de açúcar e de guloseimas;

• Moderar o consumo de bebidas alcoólicas;

• Usar menos sal;

• Fazer exercícios;

• Relaxar;

• Imunizar-se contra a influenza (gripe), pois isso reduz o risco de ataques cardíacos

“As festas de fim de ano mudam a rotina das pessoas e afetam seus hábitos alimentares e de consumo de bebidas alcoólicas”, diz Jorge Trejo. “Também tendemos a nos esforçar para continuar cumprindo nossas obrigações, mesmo quando nos sentimos mal, e não buscamos ajuda, pensando que os sintomas vão se resolver por si só – é precisamente a esses sintomas que devemos prestar atenção”.

Por exemplo, é importante reconhecer os sintomas de um ataque do coração em nós mesmos ou em um membro da família. O sintoma clássico de pressão no peito nem sempre se apresenta claramente. Às vezes, o sintoma principal é a dificuldade de respirar ou a fatiga. Também se pode experimentar dores leves em outras partes do corpo, como na mandíbula, no pescoço ou nos braços. Em alguns casos, a pessoa sente dor nas costas, na região da omoplata (ou escápula). Outras vezes não é bem dor, mas uma sensação de “estar cheio” ou de indigestão. Segundo o cardiologista, qualquer desses sintomas, quando persistente, indica que é necessário buscar ajuda médica. Quanto mais cedo forem avaliados os sintomas, que podem ser de um ataque cardíaco ou de um acidente vascular cerebral, melhores são as possibilidades de minimizar o dano.

“É muito importante buscar ajuda médica o mais cedo possível, porque é preciso evitar um dano maior ao músculo do coração, com a devida assistência de um médico”, diz Jorge Trejo.

A boa notícia é que, prestando atenção em nosso corpo, podemos agir e evitar maiores complicações. Também devemos levar em conta que, ainda que existam fatores de risco, como um histórico familiar de problemas cardiovasculares, é possível mudar o estilo de vida, para nos mantermos saudáveis pelo maior tempo possível – especialmente durante as festividades natalinas.

Conselho para nos mantermos saudáveis e reduzir o estresse durante as festas natalinas:

• Seja realista. As celebrações não têm de ser perfeitas ou iguais ao do ano anterior. Conforme as famílias se transformam e crescem, as tradições também mudam. Escolha algumas tradições familiares que possam ser preservadas e mantenha-se aberto à criação de novos rituais. Se algum familiar não puder estar presente, busque novas formas de celebrar juntos, como pela Internet, compartilhando fotos e vídeos.

• Coloque as divergências de lado. Procure aceitar os familiares e amigos tal como são. Seja compreensivo com aqueles se sentem tristes ou irritados. Eles podem estar sob o efeito do estresse natalino.

• Mantenha-se dentro do orçamento. Decida quanto pode gastar, antes de sair para as compras. Não tente comprar a felicidade com uma montanha de presentes. Busque alternativas como fazer doações, em nome de um ente querido, e fazer uma troca de presentes entre os membros da família.

• Planeje com antecedência. Defina alguns dias específicos para fazer compras, cozinhar, visitar amigos e realizar outras atividades da época. Isso evitaria correria e decisões apressadas. Não se esqueça de garantir ajuda para os preparativos e para a limpeza da casa depois da festa.

• Aprenda a dizer não. Dizer “sim”, quando deveria dizer “não” só vai fazer você se sentir rancoroso ou oprimido. Seus amigos e familiares vão entender, se você não puder participar de tudo.

• Não abandone seus hábitos saudáveis. Não se entregue excessivamente aos prazeres da mesa, exagerando na comida e na bebida. Coma alguma coisa antes da festa, para não aceitar tudo o que lhe for oferecido. Continue dormindo bem e fazendo exercícios, como de costume.

• Faça pausas para recuperar o fôlego. Separe um tempo para você. Passe 15 minutos sozinho, sem interrupções, faça uma caminhada para relaxar. Realize atividades simples, que ajudam a clarear a mente, reduzir o estresse e restaurar a paz interior.

• Não hesite em buscar ajuda. Se, apesar de seus esforços para manter saudável, você se sente ansioso, deprimido ou, simplesmente, não se sente bem fisicamente, busque a ajuda de um médico. Cuide-se bem, para que um problema de saúde, físico ou mental, não interrompa seu desejo de desfrutar as festas de fim de ano.

SPMJ Comunicações

Maria José Arrojo

55 11 3289-2699 R: 111

www.spmj.com.br