This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Konica Minolta fecha parceria com Faculdade IPEMED

By 8 de março de 2016 Você Informa

A Konica Minolta Healthcare do Brasil firmou uma parceria na área de educação com a Faculdade IPEMED (Instituto de Pesquisa e Ensino Médico) de Ciências Médicas. O acordo prevê a disponibilização de um equipamento de raios x Altus, produzido pela Sawae em Minas Gerais, para treinamento e capacitação das turmas de graduação e pós-graduação em Radiologia na unidade de Belo Horizonte. A Sawae é uma empresa da Konica Minolta.

O sistema de raios x Altus será utilizado por técnicos e médicos; a expectativa é que beneficie, inicialmente, alunos do curso de graduação.

O IPEMED oferecerá também seminários e workshops da Konica Minolta a seus estudantes e profissionais sobre temas nos quais a multinacional é especializada, como Tecnologia Digital, CR versus DR, Retrofit e Design Thinking.

O presidente da Konica Minolta Healthcare do Brasil, Hiroyuki Oba, entende que a tecnologia sem profissionais qualificados e atualizados pode comprometer todo o potencial de benefício clínico que ela traz, e por isso a empresa acredita e investe em educação na área.

“Estamos muitos honrados com esta parceria porque acreditamos no poder transformador da educação para a melhoria do atendimento médico-hospitalar para toda a população no Brasil. A tecnologia alinhada à educação pode trazer ganhos de produtividade e eficiência, o que garante mais pacientes atendidos com otimização de recursos, muitas vezes limitados”, explica.

Daniel Martins, gerente nacional de vendas e marketing da empresa, celebra o acordo: “Ter sido escolhido como parceiro, além de aliar o nosso nome e a qualidade das nossas soluções a uma instituição séria e de renome mundial, é um ponto muito positivo para reforçar nosso compromisso com o mercado brasileiro. Um de nossos compromissos com a sociedade é prover as melhores soluções em Imagem Primária; sendo assim, não há lugar melhor que uma instituição de ensino para apresentá-las”.

O Prof. Antonio de Almeida Lago Filho, CEO da Faculdade, ressalta que o IPEMED tem em seu plano estratégico o fortalecimento como Instituição de Ensino Superior – IES atuante no segmento de saúde com cursos de excelência em saúde. “Para isto, pretende equipar seus laboratórios com equipamentos de alta qualidade propiciando a seus discentes a melhor interação entre ensino aprendizagem: a prática. A Konica Minolta vem fazer parte desse movimento de fortalecimento que foca as aulas práticas de Curso Superior de Radiologia, e acreditamos a parceria poderá se estender aos cursos atuais e futuros de pós-graduação para médicos, bem como outros cursos de extensão que venham propiciar a atuação da radiologia”, explica.

Segundo ele, apesar de parcerias de outra natureza com universidades norte-americanas, esta é a primeira do tipo no Brasil. Por meio de seus docentes, ele observou que os equipamentos da Konica Minolta são referência em sua prática profissional e, ao pesquisar sua atuação em Minas Gerais, entendeu que a qualidade e a proximidade podem propiciar uma ação conjunta no mercado de empresas de diagnóstico e na educação. “Além disto, imaginamos que, como empresa de tecnologia em diagnóstico, ela poderá, por meio de nossos parceiros e professores, trazer outras tecnologias agregadas, de valor para o ensino e para prática em saúde”, afirma.

Prof. Antonio defende que, mais do que um jargão, a educação é o caminho do desenvolvimento sustentável: “Acreditamos que a parceria é uma forma saudável de produzir resultados para todos os atores envolvidos”.

Uma aposta de longo prazo

Oba afirma que este é o primeiro investimento de educação da Konica Minolta no Brasil. “Temos o objetivo claro de seguir investindo e crescendo no Brasil, promovendo nossas soluções em imagem primária de forma a entregar confiança clínica, valor agregado e uma operação segura aos profissionais e pacientes. Pretendemos seguir com esta parceria, já que temos outras soluções na área de digitalização de imagem que podem agregar na formação e atualização tecnológica dos estudantes e profissionais de radiologia”, afirma.

As partes também esperam criar um centro de referência em Educação Digital da Konica Minolta no IPEMED, além de expandir esse projeto de laboratório digital para os outros quatro centros da instituição, em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal.

“Esse é realmente o primeiro passo dessa importante parceria e entendemos que há um grande potencial para o futuro. Estamos trazendo para o Brasil outros produtos existentes em nosso portfólio, além de mantermos constante desenvolvimento de produtos/soluções que possam melhorar o cuidado ao paciente. Continuaremos investindo no mercado brasileiro, e contribuir com a educação de profissionais da saúde é fundamental”, acrescenta Daniel.

IPEMED: educação e assistência

Trata-se de uma instituição de ensino superior de graduação e pós-graduação que oferta nove cursos de pós-graduação médica consolidados na modalidade de lato sensu, nos Estados do RJ, SP, BA, DF e MG e em Miami, na University of Miami Health System. Possui parceiros internacionais de renome mundial, como a Harvard Medical School. É o único grupo que oferece um curso particular de graduação em Radiologia em Belo Horizonte.

O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia é direcionado à formação de um profissional com um sólido conhecimento dos processos e tecnologias envolvidos em serviços de radiodiagnóstico por imagem ou de tratamentos que utilizam fontes de radiação na área de saúde. Os conhecimentos básicos necessários para a atuação em serviços de radiografia industrial e áreas afins também foram inseridos.

A Faculdade atende, gratuitamente, cerca de 1.800 pessoas por mês. Os pacientes são encaminhados por unidades de atendimento do SUS ou clínicas particulares, principalmente provenientes do interior dos Estados.

Para disciplinas envolvendo as técnicas radiográficas ministradas nos três primeiros módulos, há a necessidade intrínseca de aulas práticas com um equipamento de raios X.
Porém, este não pode emitir radiação, atendendo o princípio de justificação da Portaria 453 de 1998 do Ministério da Saúde/Anvisa. Assim, o equipamento da Konica Minolta estará sem o tubo de raios x e servirá para a simulação de práticas radiológicas.

Sobre a Konica Minolta Medical Imaging

A Konica Minolta é uma fornecedora de classe mundial e líder no mercado de diagnóstico por imagem primária. Com mais de 75 anos de inovação ininterrupta, a Konica Minolta é reconhecida mundialmente como líder no fornecimento de tecnologias de ponta e suporte abrangente, que visa proporcionar soluções reais para atender às necessidades do cliente. Para mais informações sobre as Soluções de Imagens Primárias da Konica Minolta, visite: www.konicaminolta.com/medicalusa.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply