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Jogos são usados para tratamentos posturais e de equilíbrio

Article-Jogos são usados para tratamentos posturais e de equilíbrio

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Uma pesquisa que vem sendo desenvolvida com apoio da FAPESP, pela empresa Fisioatual*, que tem foco em P&D de novas tecnologias em bem estar e qualidade de vida voltados a terceira idade, pretende introduzir em breve no mercado equipamento destinado ao auxílio dos tratamentos posturais e de equilíbrio e propriocepção.

O dispositivo que reúne a atratividade e fascínio proporcionado pelos Games, e a necessidade de movimentação do corpo sobre uma plataforma simuladora instável, espera atrair crianças e adolescentes das gerações “Y” e “Z”, sempre ávidas por novas experiências, para os até então, monótonos e maçantes tratamentos posturais, além de proporcionar aos idosos, uma nova ferramenta voltada a diminuir sua vulnerabilidade a quedas.

Apontadas como uma das principais causas de morbimortalidade entre idosos, as quedas representam um problema social que tende a se agravar nos próximos anos em função crescimento exponencial desta população. O crescimento dessa faixa etária é três vezes maior que o restante da população, o que tem levado o governo a adotar políticas públicas para minimizar seus impactos.

Anualmente os gastos diretos do governo com quedas somam mais de R$58 milhões. Estima-se que esse valor seja muito maior se levado em conta que as sequelas e comorbidades decorrentes exigem cuidados de outros profissionais envolvidos como médicos, enfermeiros, reabilitadores, cuidadores além de custos associados.

Tentando aplacar os números dessa dura estatística, pesquisadores de áreas distintas como automação, mecatrônica, programação de games e reabilitação uniram-se com intuito de desenvolver uma plataforma simuladora instável que funciona como controle de vídeo games e é voltada aos tratamentos posturais e treinos de equilíbrio e propriocepção.

A idéia nasceu da frustação do pesquisador responsável pelo projeto, Dalton Y. Kina, que é fisioterapeuta e especializado em recursos da Medicina Tradicional Chinesa (acupuntura) diante do problema de postura do seu filho, Enzo Garcia Kina de 11 anos.

“A manutenção de crianças e adolescentes em posturas terapêuticas, bem como a fidelização destes aos tratamentos é sempre uma dificuldade com a qual se deparam alguns profissionais envolvidos com a questão. Em contrapartida, é comum o fato dessas mesmas crianças diariamente despenderem horas a frente de monitores, laptops, smart phones e tablets entretidos em alguma saga envolvida nos games”, comenta o profissional.

A observação desses dois fatos, e o surgimento de novas tecnologias como acelerômetros, baropodômetros e reconhecimento de gestos incorporados aos consoles de vídeo games, que passaram a exigir movimento do corpo para se jogar, foram a inspiração do fisioterapeuta para inovar.

Fazer com que acelerômetros e giroscópios (sensores de movimento que estão dentro da maioria dos celulares vendidos hoje no mercado), realizassem a leitura das inclinações da plataforma instável criada, permitindo assim que esta se transformasse num controle de games, foi um dos desafios a serem superados pelos pesquisadores.

Como a plataforma permite ao profissional ter um controle gradual da sua instabilidade, condição imprescindível aos tratamentos de equilíbrio, e a possibilidade de utilização da mesma para melhorar respostas antecipatórias e compensatórias que estão prejudicadas em indivíduos idosos, tornando-os menos susceptíveis a quedas, sensibilizou a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, um dos principais órgãos de fomento à pesquisa científica do país, que incentiva o projeto.

Assim foi possível se chegar ao protótipo da plataforma simuladora instável atrelada a games, que além de aumentar sensação de realismo e jogabilidade, consegue reunir tanto a população idosa quanto crianças e adolescentes das gerações mais afinadas a novas tecnologias, em torno de objetivos comuns, como a busca de uma boa postura e uma longevidade saudável.

Uma vez que a patente da tecnologia prevê seu uso por cadeirantes, tem-se estabelecido convênio de parceria entre a empresa sede da pesquisa e o CNRTA (Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva), ligado ao CTI, órgão do governo envolvido com pesquisa tecnológica e observatório do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação.

Visando uma maior imersão do usuário/paciente dentro do contexto dos games, recentemente firmou-se parceria com a Beetech, start up, que lançou recentemente o Beenoculus, versão nacional do Oculus Rift da Google, similar ao VRgear da Samsung, com preço muito mais accessível. O intuito é o desenvolvimento de conteúdo (games) em Realidade Virtual para uso em conjunto com a plataforma.

O pesquisador afirma ter levantado e roteirizado pelo menos 40 temas passíveis de serem transformados em games focados na melhoria da saúde e do bem-estar, voltados tanto para plataforma quanto para outras tecnologias que se valem dos chamados Wearable sensors (sensores vestíveis).

Novas parcerias comerciais necessitam ser levantadas visando a segunda fase do projeto, que prevê o aprimoramento do protótipo, preparação para escala do produto, e desenvolvimento de conteúdo (games), além de investimentos previstos da ordem de R$1.200.000 pela FAPESP.

Dalton Y. Kina é fisioterapeuta pela Universidade Federal de São Carlos, especializado em recursos de Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura, pós-graduado em Osteopatia, e pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa que envolve estudo a viabilidade da plataforma simuladora instável atrelada a games, fomentado pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. [email protected]

Sobre a Fisioatual, Import. e Distrib. de Produtos e Equipamentos Médico-Hospitalares, ltda.

Atua no mercado desde 2004, tendo iniciado suas atividades no varejo de equipamentos de reabilitação, em função da escassez de soluções do mercado nacional. Em 2007 alterado CNAE e contrato social para Comércio Atacadista para atender a exigência regulatória para Importação e distribuição de equipamentos médicos, obtendo Licença e Autorização da ANVISA. Atualmente direciona suas atividades na Pesquisa & Desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao bem estar e qualidade de vida com foco na terceira idade. Sede da pesquisa. www.fisioatual.com.br [email protected] 55 17 3523-9966