faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Investimento em solução para comunicação em Libras

Article-Investimento em solução para comunicação em Libras

20190509133717_4u7eDtSB1U

Empresa dá um salto em inovação e traz acessibilidade para o setor médico-hospitalar ao oferecer solução para comunicação em Libras em tempo real

Antecipar tendências está no DNA da Rede de Cuidados de Saúde (RCS). Tanto que a empresa acaba de investir em participação na Signum Web – start up que criou uma plataforma de videoconferência para traduzir para libras, conversas em tempo real – oferecendo um atendimento mais qualificado à fatia da população brasileira portadora de surdez.

Com a negociação a estimativa da RCS é oferecer gratuitamente o serviço de tradução online a pacientes surdos para toda sua rede assistencial que hoje está em mais de 80 cidades brasileiras. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 5% da população brasileira é surda. Isso equivale a 2,7 milhões de pessoas que não escutam nada. Há ainda, aqueles que têm grande dificuldade auditiva, que se beneficiam da plataforma.

“Esse imenso contingente busca atendimento médico e não encontra infraestrutura adequada para ser claramente compreendido. Basta imaginar a dificuldade de um paciente em relatar um quadro clínico sem conseguir ouvir o médico, sem entender o que está sendo prescrito”, aponta o diretor da RCS, Dr. Ricardo Cabral.

O médico continua: “A realidade do nosso sistema de saúde é ainda bem precária. Não temos profissionais preparados, dominando a língua brasileira de sinais para atender esses pacientes. Com isso, ao disponibilizar no mercado de saúde uma ferramenta que proporciona a tradução em tempo real, também oferecemos um grande avanço em qualidade de atendimento”, diz.

Oficial no Brasil, a Libras é uma língua visuoespacial e conta com gramática e estrutura próprias, essenciais para que a comunidade surda se comunique e tenha acessibilidade em todos os lugares. Aí entra o recurso disponibilizado ao mercado: a parceria entre a RCS e a SignumWeb.

Desenvolvido por um grupo de jovens liderado por Felipe Barros da Silva – portador de deficiência auditiva - a solução consiste em uma plataforma web que dispõe de intérpretes qualificados para fazer a comunicação em Libras online, em tempo real. De forma responsiva, muito prática e segura é possível acessar via computador, celular ou tablet.

Funciona assim: ao detectar um paciente surdo o profissional da saúde aciona virtualmente o tradutor para intermediar a comunicação via Libras. Desta forma, o paciente surdo, vai, em tempo real, se comunicando com o ouvinte. Tudo de forma natural e prática.

“A plataforma segue os padrões já vigentes em empresas que atuam nos Estados Unidos e Europa, promovendo a acessibilidade com autonomia e privacidade, já que o paciente não precisa estar acompanhado de um interprete presencial. “Esse é um direito fundamental do ser humano: se comunicar. “É com essa visão que estamos trabalhando para a popularização da ferramenta”, enfatiza Cabral.

Além de consultas e atendimentos médicos, a plataforma Signum Web também é aplicável em diversas situações: de entrevistas de emprego, a atendimentos bancários, utilização de serviços, compras, até mesmo em aeroportos e rodoviárias. “Priorizaremos a área da saúde. Mas a solução é válida para intermediar a comunicação nos mais diversos ambientes”, finaliza o médico.