faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Instituto Ética Saúde conclama hospitais

Article-Instituto Ética Saúde conclama hospitais

shutterstock_284496374
A diretora do Instituto Ética Saúde, Claudia Scarpim, voltou a defender uma participação mais ativa dos hospitais nas iniciativas para transformar o segmento de saúde em um ambiente mais ético e transparente

. Foi durante o Seminário “Compliance | Desenvolvimento no Mercado Brasileiro de Saúde”, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), na Hospitalar 2016.

“Os hospitais congregam os demais stakeholders deste setor e por isso têm papel tão fundamental neste processo. É preciso fomentar cada vez mais os princípios éticos e rever os modelos de remuneração e assistencial praticados hoje”, afirmou Claudia Scarpim, que recebeu o apoio do mediador do seminário, o médico e diretor Clínico do Hospital Santa Paula, Otávio Gebara. “O silêncio dos médicos incomoda. Todos sabem quem não é ético, mas ninguém fala. Os hospitais talvez sejam o único caminho. Eles vão saber o médico que merece ou não ficar no corpo clínico”, defendeu.

Cláudia Scarpim apresentou os pilares do Instituto Ética Saúde, explicou como funciona o Canal de Denúncias e quem são os membros do Conselho de Ética e do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde, este último formado por seis entidades parceiras, além da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes (ABRAIDI) e do Instituto Ethos. “Buscamos a participação de todas as entidades, porque reconhecemos que elas têm papel importantíssimo na condução dos seus associados, como a Anahp tem feito para que os hospitais também incluam o filtro de Compliance na escolha de seus fornecedores”.

A diretora do Instituto Ética Saúde lembrou que o Brasil não reconhece na legislação quando a corrupção é no âmbito privado. “São consideradas falhas éticas regidas por códigos de conduta de cada uma das entidades que as representam. Por isso é tão importante que consigamos mobilizar todo o setor em torno desta discussão”.

Também estavam presentes no debate o Diretor de Compliance da Siemens, Reynaldo Goto, e a gerente Executiva de Auditoria Interna de Controles Internos da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Florence Oliva. Todos concordam que é preciso fazer um trabalho também na base. “É preciso ensinar a nova geração de médicos e confiar no futuro”, afirmou Otávio Gebara.

No encerramento, o presidente do Conselho da Anahp, Francisco Balestrin, resumiu o evento com uma frase da ex-primeira-ministra da Inglaterra Margaret Thatcher: “Pode-se ter de travar uma batalha mais de uma vez para vencê-la”.