This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Instalação de forros acústicos em hospitais aumenta a produtividade do corpo clínico

By 27 de julho de 2016 Você Informa

No Brasil, de acordo com dados divulgados em março deste ano pelo CNS – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – há 6.615 hospitais no Brasil, sendo 70% pertencentes à rede privada e os demais 30% se dividem em 21% hospitais municipais; 8% em estaduais e 1% federal. Apesar de ser um ambiente onde o silêncio é fundamental, hospitais e clínicas possuem diversas fontes de ruído inerentes aos processos de atendimento, tratamento e monitoramento. Desde o pronto-socorro até setores internos, como UTI, pode-se ouvir alarmes dos equipamentos de monitoramento, campainhas dos sistemas de atendimento, choro de crianças, além da conversação entre pacientes e acompanhantes, entre outros.

Atualmente a arquitetura hospitalar tem seguido uma nova tendência de humanização, contrário aos padrões anteriores com ambientes brancos e assépticos, devido aos estudos que têm mostrado resultados positivos sobre a recuperação do paciente em ambientes com aspecto mais familiar. Pesquisas realizadas pelo Centro Multidisciplinar de Arquitetura e Medicina da Universidade do Texas, considerando fatores de conforto (nível de ruído, ventilação e iluminação natural, mobiliário, acabamentos de piso, entre outros) demonstraram o impacto direto destes sobre a velocidade de recuperação dos pacientes. O conforto acústico, especificamente, proporciona melhores condições para o sono, reduz o stress e a pressão arterial dos pacientes, sendo um fator importante para promover a boa recuperação.

Além disto, o barulho em excesso prejudica o desempenho profissional do corpo clínico. Portanto, é imprescindível um projeto acústico para avaliar o condicionamento acústico e condições de privacidade recomendados para cada setor, sem esquecer os itens de segurança requeridos por ambientes de saúde. Para atender a esta necessidade eminente, a OWA Sonex desenvolveu uma linha de forros acústicos especialmente para hospitais: Sanitas e Humancare, que apresentam proteção comprovada contra microrganismos atendendo às normas internacionais de controle de contaminação em ambientes hospitalares (NFS 90-350) sendo indicados para ambientes de risco 1, 2, 3 e 4 e salas limpas Classe ISO 5 (ISO14644-1). Uma solução simples e rápida, que permite fácil acesso ao entreforro para manutenção das instalações. Os forros minerais Sanitas e Humancare podem ser instalados tanto numa construção nova como em hospitais existentes.

Além da proteção à microorganismos (fungos e bactérias), os Forros Minerais OWA Sanitas e Humancare apresentam design elegante, elevada performance acústica (NRC 0,70 e 0,85), resistência ao fogo (Classe A2-s1, d0), e sustentabilidade (créditos LEED) sendo ideais para projetos hospitalares, que visam um ambiente sofisticado, seguro e aconchegante.

Os forros minerais OWA são certificados por selos internacionais como o RAL – que visa o respeito à saúde e garante a qualidade permanente da fibra mineral. Já o selo Blue Angel qualifica os forros minerais OWA como produtos de baixa emissão de VOC´s, além de certificar que são produzidos com matérias primas naturais, não oferecendo risco à saúde e ao meio ambiente, sendo indicados para áreas como hospitais, clínicas, berçários, casas de repouso entre outros ambientes de saúde.
Para mais informações www.owa.com.br .

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply