This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Independência e lucidez são sinônimos de envelhecimento bem-sucedido, afirma Fábio Nasri durante o SEMINÁRIO LIDE SAÚDE

By 15 de outubro de 2015 Você Informa

SÃO PAULO, 15 de outubro de 2015 /PRNewswire/ — Fabio Nasri, médico geriatra e coordenador do programa de geriatria do Hospital Albert Einstein, apontou o cortisol – o hormônio do estresse – como um dos responsáveis pelo acúmulo de gordura no organismo. “Cortisol retém calorias. E somos feitos para poupar calorias. Nos dias de hoje, sem nenhuma atividade para gastar gorduras, vamos com certeza engordar”, afirmou durante o SEMINÁRIO LIDE SAÚDE, realizado nesta quarta-feira (14), no auditório Gocil, em São Paulo.

Gustavo Ene, CEO do LIDE, Fábio Nasri e Luiz Fernando Furlan, chairman of the Board do LIDE (Foto: Fredy Uehara/Uehara Fotografia)

Segundo o médico endocrinologista, qualidade de vida está associada a hábitos saudáveis e comportamento. Narsi falou sobre marcadores biológicos, como por exemplo, os “telômeros”, que agem como contadores intrínsecos da divisão célula, protegendo o organismo contra divisões fora de controle, que podem gerar o envelhecimento, má formação de células e até o câncer, por exemplo. “Para diminuir a velocidade da redução desses telômeros, há algumas medidas, como redução da ingestão calórica, ingestão de vitamina D, atividade física e redução do estresse”, recomendou.

Narsi sugeriu a meditação como uma das formas de diminuir as irritações do dia a dia. “Não precisa ser uma meditação profunda, basta apenas pensar mais na vida e em maneiras positivas de encarar problemas”, explicou.

Para Nasri, a medicina busca agora um marcador para o envelhecimento, ou seja, o que faz uma pessoa envelhecer melhor que a outra. “São fatores externos atuando no genoma, levando à obesidade, envelhecimento e ao câncer. Por isso é preciso prestar atenção em detalhes, não só no que comer, mas quando e como comer, por exemplo”.

Alimentação saudável, atividade física, genética, meditação, comportamento e religiosidade/espiritualidade foram os pontos apresentados por Fábio Nasri para a conquista do envelhecimento bem-sucedido. “O envelhecimento bem-sucedido é aquele em que a pessoa é independente, lúcida e que busca o lado positivo ou o aprendizado, mesmo doente”, explicou.

“Não basta apenas fazer dieta ou atividade física”, afirmou Nasri. Ele citou como exemplo a filantropia, pois doar sem esperar nada em troca também é um exercício que ajuda a manter os telômeros saudáveis. “Somos um ser com corpo, mente, espírito e emoção”, concluiu.

O Seminário LIDE SAÚDE conta com o patrocínio da EMS e NOVARTIS. Com apoio da DELTA SAÚDE, GOCIL, INTERSYSTEMS, RV ÍMOLA, e SAÚDE CONTROLE. São fornecedores oficiais: CDN COMUNICAÇÃO, LUMINUS LIFE e MOVE LOGÍSTICA. BAND NEWS, RÁDIO BANDEIRANTES, PR NEWSWIRE, REVISTA LIDE e TV LIDE são mídia partners.

Contato: Rose Rocha
Tel: (11) 3643 2952 / e-mail: rose-rocha@cdn.com.br

(Foto – http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2015-10-15/original/2682.jpg)

FONTE SEMINÁRIO LIDE SAÚDE

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply