This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

InCor fecha parceria com startup para treinar UTIs públicas

By 27 de julho de 2020 Destaques, Educação, Você Informa

A iniciativa visa capacitar profissionais da saúde no combate ao Coronavírus

A MedRoom, startup de treinamentos em saúde com Realidade Virtual, atua em mais de 20 instituições brasileiras e no exterior levando uma experiência realista dentro das telas sobre a anatomia e fisiologia humana.

Dentro do contexto atual, em que o combate ao Coronavírus é a prioridade na saúde nacional, o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e sua entidade de apoio, a Fundação Zerbini, através de seu núcleo de inovação – InovaInCor – fecharam uma parceria com a MedRoom para que sua tecnologia seja implementada no treinamento de profissionais em UTIs públicas do Estado de São Paulo com o uso da realidade virtual.

Trata-se do TeleUTI, realizado pela Divisão de Pneumologia e UTI Respiratória do InCor. O programa utiliza a telemedicina para a capacitação e treinamento no manejo do paciente a partir de um protocolo de procedimentos que foi validado pelas principais universidades tanto do estado de SP, quanto federal (USP, Unicamp, UNESP e Unifesp) e pela Secretaria estadual de Saúde.

“Ao longo dos meses de fevereiro e março, o InCor em conjunto com o Núcleo de Inovação (Inova InCor) e a Secretária de Saúde desenvolveram protocolos de atendimento que vão desde a lavagem correta das mãos e higienização, até a aplicação de protocolo para a correta execução de ventilação mecânica, amplamente discutido com colegas médicos de diferentes universidade e instituições, e até em países como Itália e China”, acrescenta o Dr. Carlos Carvalho, médico pneumologista e coordenador da TeleUTI.

O programa funciona a partir de um posto de telemedicina instalado dentro do InCor, com uma equipe de especialistas intensivistas, interligado à rede estadual de hospitais, apoiando as equipes médicas das UTIs de 9 hospitais. Após dois meses de sua implantação, o TeleUTI já realizou um total de 1.065 atendimentos a 207 pacientes em tratamento de Covid-10 internados nos hospitais da rede estadual de saúde.

Por um aplicativo em seus celulares, as equipes dessas unidades contarão com a plataforma da MedRoom para que sejam treinados virtualmente no Protocolo de manejo dos pacientes com Covid-19 com o máximo de realismo e velocidade possíveis para seguirem no combate ao vírus.

Releases

About Release enviado por Redação

Sobre a MedRoom A MedRoom foi uma das startups incubadas do Eretz.bio, centro de inovação e empreendedorismo do Hospital Albert Einstein, e hoje está presente em 12 instituições de ensino brasileiras, 6 mexicanas e 2 paraguaias. A MedRoom aplica a imersão da tecnologia de realidade virtual (VR, do inglês virtual reality), junto a estratégias de gamificação para criar experiências destinadas a educação e a treinamentos na área da saúde. Por meio de um laboratório de anatomia virtual, disponível também via app, o usuário pode analisar profundamente a anatomia e a fisiologia do corpo humano, visualizando cada órgão ou estrutura para entender as correlações entre eles e acompanhar as aulas disponibilizadas por professores ou instituições. Acesse www.medroom.com.br e saiba mais.