This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Hospital Unimed Juiz de Fora terá médicos hospitalistas

By 23 de abril de 2019 Destaques, Você Informa

Esta semana, a Unimed Juiz de Fora dá início a um treinamento inédito em Minas para formação de médicos hospitalistas que farão parte do corpo clínico de seu novo hospital, em fase de pré-ativação no Bairro Salvaterra. A iniciativa é uma outra grande novidade que diferencia o Hospital Unimed, com a oferta de médicos dedicados em tempo integral exclusivamente a pacientes internados. “Este profissional é preparado para acolher, cuidar e garantir a segurança clínica do cliente hospitalizado, com habilidade para respostas rápidas e atitude de gestor, para tomar todas as providências necessárias à eficiência e eficácia na assistência. Diferente do plantonista, a missão dele será unicamente o cliente internado. E para cumprí-la com sucesso, suas responsabilidades serão abrangentes, inclusive com tarefas não-médicas, como contribuir para comissões multiprofissionais”, detalha o presidente Hugo Borges.
O médico hospitalista é uma tendência mundial inovadora e o hospital da Unimed Juiz de Fora será o primeiro a disponibilizar este profissional para seus clientes na cidade. O hospitalista é um líder com a função de acompanhar e coordenar o atendimento ao paciente internado. Com formação clínica, na prática, este médico acolhe o paciente, entende a complexidade do seu tratamento e, com a equipe interdisciplinar do hospital, passa a acompanhar o caso, de modo personalizado sempre em comum acordo com o médico assistente do cliente. “A sua importância é tão grande que a disponibilidade para atuação diária foi pré-requisito determinante, uma vez que a função do hospitalista é estar ali, assumir a gestão hospitalar do paciente, para tornar o atendimento mais eficaz e aumentar a segurança do cliente e de seus familiares, otimizando todos os nossos recursos. Além da estrutura do hospital, ele terá à disposição o suporte do nosso ecossistema de saúde; todos os nossos serviços de cuidados especializados e rede prestadora Unimed”, destaca o presidente.
Para as primeiras etapas de ativação do Hospital Unimed, com abertura prevista para maio, estarão sendo treinados 30 médicos hospitalistas em especialidades clínicas não pediátricas. A preparação será em módulos, com aulas semanais na Unimed Juiz de Fora, sob a responsabilidade de André Wajner, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar, considerado a maior referência em formação de médicos hospitalistas no país. O treinamento consiste em aprimorar temas práticos, como sinais, sintomas, prescrição, intercorrências e muitos outros, e em capacitar o profissional para liderar e gerir todos os processos que envolvem o cuidado. “O cooperado está ciente e, o mais importante, comprometido com o propósito do Hospital Unimed, com o hospital dele. Estamos realizando o sonho de proporcionar ao paciente, ao nosso cliente, um atendimento, de fato, humanizado com a atenção e a segurança que ele merece no momento em que mais precisa”, declara Hugo Borges.

O MÉDICO HOSPITALISTA NO BRASIL E NO MUNDO – O médico hospitalista surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, quando os gestores começaram a concentrar mais ações de qualidade e segurança para o paciente hospitalizado. Este novo perfil profissional inovou o sistema de saúde norte-americano com melhorias evidentes e passou a ser adotado em diversos países. “As melhorias foram tão expressivas que o número de médicos hospitalistas americanos passou de 5 mil, no final dos anos 90, para 40 mil em 2013 e agora já são mais de 53 mil. Um crescimento sem precendente na história das especialidades nos Estados Unidos”, comenta o médico PhD em gestão André Wajner, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar, que coordenará o treinamento dos médicos do Hospital Unimed em Juiz de Fora. Segundo ele, no Brasil, os médicos hospitalistas estão em 26 hospitais nas regiões Sudeste e Sul, esta pioneira na especialidade. “Este número tende a crescer e a Unimed Juiz de Fora está saindo na frente. O médico hospitalista traz uma abordagem inovadora de qualidade, com zelo incomparável no cuidado e resultados importantes para o paciente”, ressalta Wajner. Para o presidente da Unimed, Hugo Borges, a oferta inédita deste profissional para o cliente reafirma o posicionamento diferenciado do hospital: “Cuidar da vida é uma arte”, lembra.

About Release enviado por Andreia Pereira

Jornalista Assessora de Imprensa Unimed Juiz de Fora

Leave a Reply