This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

Hospital Unimed JF inicia com ativação controlada e segura

By 28 de maio de 2019 Mercado, Você Informa

O Hospital da Unimed Juiz de Fora entra na sua etapa decisiva para o início de seu funcionamento, previsto para os próximos dias. A ativação do hospital será gradativa e começa em regime hospital-dia, das 7h às 19h, com exames, procedimentos agendados, eletivos, de menor complexidade e internações que demandam a permanência máxima de 12 horas do paciente. Emergências, partos e internações clínicas ficarão para as fases seguintes, cumprindo à risca o protocolo de segurança Unimed. O hospital chega para completar o Ecossistema de Saúde Unimed – o conjunto de serviços de cuidados exclusivos da cooperativa – e atenderá a clientes Unimed de toda a região.

Considerado um organismo complexo, a ativação sequencial do hospital é fundamental para conduzir o início das operações em um cenário controlado, com total segurança, partindo de procedimentos mais simples que permitam aferir processos, estrutura, recursos e criar uma cultura de trabalho, evitando riscos desnecessários. Toda a equipe está focada na preparação da assistência, para garantir ao paciente a melhor experiência, e fará um ensaio, a portas fechadas, para atuar com segurança.

Para isso, a Unimed Juiz de Fora deu início ao treinamento intensivo dos funcionários para a utilização dos equipamentos (application), à formação das equipes, à realização de testes e retestes de sistemas e iniciará o atendimento a pacientes de modo controlado. Todo o contingente trabalha em torno do objetivo vital de garantir a ativação escalonada e segura, como premissa de que todo paciente é o amor da vida de alguém. Daí, critérios rigorosos e cuidado absoluto na ativação.

Os planos são fazer a liberação gradativa dos serviços começando pelo Centro de Diagnóstico por Imagem, Laboratório de Análises Clínicas e o Centro Cirúrgico para pequenas cirurgias de hospital-dia, com todos os serviços de suporte, como farmácia, hotelaria, nutrição e outros. O Hospital Unimed começa com procedimentos de baixa complexidade e, à medida que a ativação for se consolidando, irá encorpar a oferta de serviços até chegar ao seu funcionamento 24 horas. Na sequência das ativações programadas, o Pronto Atendimento para urgências e emergências vem em uma fase intermediária, por depender do funcionamento integralizado de todos os setores.

MÉDICO HOSPITALISTA REFORÇA NOVO MODELO DE ATENÇÃO – Com 12 andares e construído no Salvaterra, em uma área de 35 mil m2, 9 mil deles de área verde preservada, o Hospital Unimed se diferencia pela valorização dos recursos naturais, confortos térmico e acústico, por tecnologias de segurança clínica inéditas na região – como o sistema que transporta, em segundos, medicamentos para todos os andares – e, especialmente, pelo modelo de atenção focado na humanização. Em linha com os melhores, o hospital da Unimed Juiz de Fora será um dos poucos a disponibilizar médicos hospitalistas, dedicados em tempo integral exclusivamente ao cuidado de pacientes internados.

Diferente do plantonista, este profissional está presente diariamente, faz parte do corpo clínico do hospital, e a missão dele é unicamente o cliente internado – garantir atendimento eficaz e aumentar a segurança clínica do paciente e de seus familiares. São médicos formados pela Unimed para acolher, cuidar e garantir respostas rápidas. Ele é um gestor, com autonomia para tomar todas as providências necessárias à eficiência e eficácia na assistência. Seu papel é tão importante que o médico hospitalista atua inclusive em tarefas não-médicas como contribuir para comissões multiprofissionais.

Além da estrutura do hospital, este médico terá à disposição o suporte de todos os serviços de cuidados especializados e rede prestadora da Unimed Juiz de Fora (Ecossistema de Saúde Unimed). Estão sendo treinados profissionais em especialidades clínicas não pediátricas e a preparação está sob a responsabilidade do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar, André Wajner, maior referência em formação de médicos hospitalistas no país.

SISTEMA DE GERENCIAMENTO INTERLIGA MAIS DE 90% DOS PROCESSOS – Para otimizar o controle das operações assistenciais e administrativas, o Hospital da Unimed Juiz de Fora conta com um modelo de gestão matricial, operacionalmente suportado por um dos sistemas de gerenciamento hospitalar mais completos do mercado utilizado pelos maiores hospitais brasileiros, o Phillips Tasy. Através dele, mais de 90% dos processos do hospital estão integrados, como exemplo, ordens de compra, estoque e o prontuário eletrônico, um de seus principais módulos.

O prontuário eletrônico reúne, em meio digital, todas as informações do paciente coletadas a partir de sua entrada no hospital e, futuramente, em qualquer um dos serviços que integram o Ecossistema de Saúde da Unimed Juiz de Fora. Com o prontuário, o médico tem acesso rápido e seguro ao histórico de saúde do paciente, a exames realizados, a todo o seu histórico, o que facilita a tomada de decisões. A otimização dos recursos hospitalares assim como a formação de um banco de dados e informações para estudos e pesquisa são outros benefícios importantes do prontuário.

PACIENTES ENGAJADOS PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE – Como um dos dispositivos que integra o Ecossistema de Saúde da Unimed Juiz de Fora, o hospital vai prestar um cuidado totalmente centrado no paciente, com o objetivo específico de restabelecer a saúde das pessoas. Para isso, o modelo de gestão assistencial prevê o estabelecimento de uma linha geral de cuidados para o paciente ao longo de sua vida.

Cada paciente é único e receberá cuidados coordenados em várias especialidades e serviços da Cooperativa de acordo com a sua necessidade. Além disso, ele será orientado e educado para o autocuidado. Quanto mais informado sobre o seu tratamento e condições de saúde melhores serão os resultados clínicos. A Unimed irá estimulá-lo ao engajamento, para que ele assuma o protagonismo de seu cuidado.

Releases

About Release enviado por Jéssica Pereira

Jornalista

Leave a Reply