faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Sírio-Libanês é referência de sustentabilidade no setor de saúde

Article-Hospital Sírio-Libanês é referência de sustentabilidade no setor de saúde

foto-1
Hospital Sírio-Libanês recebeu o prêmio de empresa mais sustentável da área da saúde, de acordo com pesquisa feita pelo Guia EXAME de Sustentabilidade 2016.

Instituição obteve os melhores indicadores no Guia EXAME de Sustentabilidade

Em cerimônia realizada em 28 de novembro, em São Paulo, o Hospital Sírio-Libanês recebeu o prêmio de empresa mais sustentável da área da saúde, de acordo com pesquisa feita pelo Guia EXAME de Sustentabilidade 2016, uma das publicações mais tradicionais da área.

A homenagem foi recebida pela presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês (SBSHSL), Sra. Marta Kehdi Schahin. Essa é a terceira vez que a instituição participa do levantamento publicado desde 2000 pela revista EXAME. Nas duas oportunidades anteriores, esteve sempre entre os destaques do setor, até chegar à colocação atual.

"É uma honra muito grande receber este prêmio no ano em que a nossa instituição completa 95 anos de fundação. Esse reconhecimento representa um importante incentivo para seguirmos em frente com o compromisso que temos com uma sociedade mais humana e sustentável", afirma a presidente da SBSHSL.

Tanto a metodologia da pesquisa quanto a análise dos dados estão sob a responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces). O Hospital Sírio-Libanês apresentou desempenho acima da média do setor em cinco dos dez indicadores considerados - gestão da água, da biodiversidade, de resíduos, governança da sustentabilidade e mudanças climáticas.

Merecem destaque os projetos para redução do consumo relativo de água e de energia elétrica, respectivamente, de 40% e 23%, entre 2014 e 2015, mesmo com a ampliação do número de leitos de internação. Além disso, no ano passado, o hospital reciclou 342 toneladas de plástico, vidro, papel e metal. Outras 1.238 toneladas de material orgânico foram encaminhadas para compostagem e transformadas em adubo.

O programa de ganho de eficiência, aplicado pelo hospital na área de Enfermagem, possibilitou reduzir em quase 12% o quadro desses profissionais e em 50% os gastos com hora extra, sem demissões e com a manutenção dos padrões de qualidade e segurança. O Programa Cuidando de Quem Cuida, destinado à promoção, prevenção e assistência em saúde de colaboradores e familiares, diminuiu os custos da instituição nesta área.