faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital São Lucas Copacabana realizou 500 cirurgias com robô

Article-Hospital São Lucas Copacabana realizou 500 cirurgias com robô

Hospital São Lucas Copacabana realizou 500 cirurgias com robô

O Hospital São Lucas Copacabana atingiu o número de 500 cirurgias robóticas realizadas. Há um ano e meio, o hospital incorporou a tecnologia robótica, que traz mais segurança para os pacientes, além de outras vantagens, como rápida recuperação. O médico Fernando de Barros, cirurgião e coordenador de Cirurgia Robótica do São Lucas, explica, na prática, os benefícios da tecnologia.

Como o próprio nome já diz, ela é feita com a ajuda de um robô, um equipamento controlado pelo cirurgião, por meio de um console com braços mecânicos. A cirurgia minimamente invasiva é indicada, sobretudo, para procedimentos feitos no aparelho digestivo e cirurgias bariátricas, urológicas e ginecológicas.

“A visão do cirurgião no console robótico, o alcance das estruturas dentro do corpo e o grau de liberdade proporcionada pelas pinças robóticas fazem com que esse tipo de cirurgia seja mais segura”, explica o especialista.

Benefícios da cirurgia robótica:

– redução do tempo de cirurgia e menor risco de complicações;

– recuperação mais rápida do paciente, com isso, é menor o tempo de internação;

– diminuição do risco de sangramento;

– utilização do software robótico, que possibilita avaliar o suprimento de sangue em um órgão e rastrear linfonodos com possíveis disseminações do câncer.

Os médicos também têm vantagens com o uso do robô. Além de alcançarem áreas que até então eram de difícil acesso por outros métodos, os cirurgiões também têm uma visualização em 3D, com aumento de até 15 vezes da área operada, e contam com o sistema FireFly Fluorescence Imaging, que permite que o médico veja áreas mais vascularizadas. Outro benefício é a melhor ergonomia para o cirurgião, que otimiza a performance do especialista e garante menor fadiga e maior eficácia em cirurgias mais longas.