This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Hospital Santa Virgínia completará 100 anos

By 14 de julho de 2016 Você Informa

23 de julho será um dia importante para a zona leste de São Paulo: um de seus principais hospitais, o Hospital Santa Virgínia, completará um século de fundação, excelência na prestação de serviços de saúde e atendimento humanizado.

A atuação do Hospital Santa Virgínia é pautada em valores éticos, morais e religiosos, alinhados com a missão e visão da instituição. “A zona leste da capital paulista é muito especial para todos nós, pois é aqui, no coração desta região, que está o nosso hospital. É aqui que mantemos os valores estabelecidos desde a fundação e seguimos os ensinamentos de Santa Virgínia de dedicar-se ao próximo com amor”, afirma a Irmã Maria de Fátima da Cruz, presidente e diretora-financeira.

Para comemorar seu centenário, o Hospital Santa Virgínia preparou uma programação especial, com palestras gratuitas à comunidade que abordarão temas importantes na área de saúde. Segue a programação completa:

• 18/7 (segunda-feira)
10h e 15h
Tema: A Revolução do Pouquinho – Pequenas atitudes provocam grandes transformações
Palestrante: Eduardo Zugaib (profissional de comunicação, escritor coach e palestrante motivacional e comportamental)

• 19/7 (terça-feira)
10h
Tema: Nutrição no envelhecimento
Palestrante: Patrícia Rodrigues (nutricionista e gerente científica da Abbott Nutrition)

15h
Tema: Coaching na saúde
Palestrante: Fabiana Aparício (coach de qualidade de vida e alta Performance, com especialização em Positive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching)

• 20/7 (quarta-feira)
10h
Tema: Dietas da moda
Palestrante: Sylvia dos Santos Pereira (nutricionista e especialista em atendimento nutricional, coordena grupo semanal de emagrecimento e outras patologias crônicas)
15h
Tema: Dependência química como uma doença psiquiátrica
Palestrante: Dr. Moacyr Bustamante (neurologista do Hospital Santa Virgínia, é membro associado da Academia Brasileira de Neurologia)
• 21/7 (quinta-feira)
10h
Tema: Fronteiras da ciência e da fé
Palestrante: Dr. Roque Savioli (médico supervisor da Divisão Clínica – Unidade de Cardiogeriatria do Instituto do Coração do HC-FMUSP. Membro da Academia Cristã de Letras e do Instituto de Geografia e História do Estado de São Paulo, também é autor de vários livros no Brasil e no exterior)

Para participar das palestras, os interessados devem fazer a inscrição pelo site: www.hsv.org.br
No dia 22 de julho, haverá também uma missa em Ação de Graças, na Capela Santa Virgínia, localizada na área externa do hospital, a partir das 12h.

História do Hospital Santa Virgínia

A história do Hospital Santa Virgínia está relacionada com a fundação da Universidade Livre de São Paulo, em 19 de novembro de 1911, cujo quadro de docentes passou a contar, dois anos depois, com o médico italiano Prof. Dr. Carlo Brunetti.
Em 5 de julho de 1915, a Instituição comprou uma chácara na Avenida Celso Garcia, no Belenzinho, para a construção de um hospital que possibilitasse a prática dos alunos do curso de Medicina. Com isso, 23 de julho de 1916, tornou-se o primeiro hospital-escola do Estado de São Paulo.

Em 1918, após o fechamento da Universidade Livre de São Paulo, por questões políticas, o médico Eduardo Augusto Ribeiro Guimarães vendeu o hospital para Carlo Brunetti e Salvatori Battaglia.
No ano seguinte, em 6 de dezembro de 1919, foi fundada a Sociedade Civil Hospital de Caridade do Braz com o objetivo de auxiliar a conclusão da obra. Nessa segunda fase, a manutenção, novas construções e melhorias na Instituição foram patrocinadas pelo Dr. Carlo Brunetti, que se tornou o único proprietário.
Além de dominar a técnica da Medicina, ele era um verdadeiro médico cristão. Em 1935, o Dr. Carlo Brunetti solicitou à Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, com sede na Itália, que enviasse religiosas para que lhe auxiliassem no atendimento dos pacientes e, mais tarde, na gestão do hospital.

Em novembro daquele ano, um grupo de 15 Irmãs começou a atuar no Hospital de Caridade do Braz, prestando assistência religiosa e de enfermagem aos pacientes e seus familiares.

Em 1947, o Dr. Carlo Brunetti transferiu oficialmente a Instituição para a Congregação que, desde então, é a sua entidade mantenedora. Seu principal objetivo com o gesto de extrema generosidade foi eternizar sua obra, mantendo a vocação religiosa do hospital, o espírito de caridade, a atuação pautada nos valores morais e éticos e, principalmente, o atendimento humanizado.

Em 1959, o antigo Hospital de Caridade do Braz foi batizado pela mantenedora como Hospital São José do Braz, como forma de evidenciar ainda mais seu caráter cristão.

Um ano após a canonização de Virgínia Centurione Bracelli, em 2004, a entidade foi rebatizada como Hospital Santa Virgínia, uma homenagem à fundadora da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário.

Atualmente, a direção do hospital é composta pelas Irmãs Maria de Fátima da Cruz, presidente e diretora-financeira, e Maria Eni Queiroz de Oliveira, vice-presidente e diretora-administrativa.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply