This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Hospital Placi é exemplo em cuidados de transição no país

By 11 de março de 2016 Você Informa

O Hospital Placi, situado no Estado do Rio de Janeiro e pioneiro no País no atendimento a pacientes em recuperação e em fim de vida, recebeu na última semana a visita da diretora de desenvolvimento setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Dra. Martha Oliveira, que esteve na unidade para conhecer a estrutura e o modelo de assistência de cuidados extensivos e de transição desenvolvido pelo hospital.

Doutoranda na área de envelhecimento humano, a Dra. Martha está aprofundando o conhecimento por meio de iniciativas que já podem ser vistas como referência em cuidados extensivos no Brasil.

Segundo a Dra. Martha Oliveira, “tanto para o sistema público quanto para o privado, a atenção ao idoso e a pacientes em reabilitação tem um custo alto e, por isso, a produção de um projeto que envolva governo, instituições, operadoras e hospitais é tão essencial”, detalha. Esse conceito que tem ênfase no cuidado é considerado, hoje, a melhor opção na assistência a doenças crônicas e quadros clínicos em que a reabilitação física e mental é necessária.

Diferentemente de um hospital tradicional, que tem como objetivo diagnosticar e tratar, o Placi tem como objetivo principal cuidar do paciente tendo à frente médicos, enfermeiros e uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e assistentes sociais. Bastante difundido nos Estados Unidos e em países da Europa, o conceito de cuidados extensivos e de transição ainda é pouco conhecido entre os brasileiros.

“Viemos conhecer como o modelo do Placi foi desenvolvido para que essa vivência possa agregar conhecimento à nossa experiência e apoio a projetos que estamos desenvolvendo”, revela a Dra. Martha Oliveira.

Para Luiz Guilherme Soares, diretor médico do Placi, o tratamento de qualidade, com excelência técnica resulta numa vida mais digna. “Queremos oferecer isto ao maior número de pessoas e sabemos que é algo possível e desejável”, comenta, ressaltando que, hoje, cerca de 30% dos pacientes que poderiam se beneficiar com o modelo de atendimento do Placi estão em hospitais de alta complexidade.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply