This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital Pilar tem farmácia automatizada pela solução da multinacional italiana Sinteco

By 20 de maio de 2016 Você Informa

O Hospital Pilar, de Curitiba (PR), especializado no atendimento geral de alta complexidade para pacientes conveniados e particulares, optou pela solução da Sinteco, divisão de negócios da Bucci Automations, para a automação de sua farmácia. A instituição de saúde é a primeira da América do Sul a implantar o equipamento Pegasus da Sinteco, voltado à gestão automática de medicamentos em dose unitária que permite que o processo de dispensação de medicações seja mais rápido e seguro. São mais de 60 mil pacientes atendidos anualmente em sua estrutura, por uma equipe de cerca de 300 médicos, além de 290 enfermeiros e técnicos.

O diretor da Sinteco Hospitalar, Marco D’Inca, destaca que o equipamento Pegasus é capaz de agrupar as medicações e identificar a prescrição pelo nome do paciente, em menos de um minuto. “Esta é uma solução que auxilia as farmácias hospitalares a reduzir custos, otimizar a logística e obter total rastreabilidade dos medicamentos. Ao contar com uma solução que faz automaticamente a administração dos medicamentos e a distribuição de prescrições personalizadas, as equipes do hospital passam a ter mais tempo para o atendimento dos pacientes”, disse.

Neste contexto, o diretor executivo do Hospital Pilar, Sr. Luis Rodrigo Milano, comenta sobre o futuro das farmácias hospitalares no Brasil e cita como referência operações de sucesso em outras localidades do mundo. “Em países desenvolvidos, a farmácia hospitalar é voltada para a área clínica e tem grande interface com as equipes assistenciais. O farmacêutico otimiza a atuação na farmácia para ficar mais próximo ao paciente e à equipe que o atende diretamente”, comenta. “Já no Brasil, estamos caminhando para este futuro com a farmácia clínica sendo cada vez mais reconhecida. Para isto, o ciclo da assistência farmacêutica, que inclui a seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e uso dos medicamentos, precisa estar muito bem estabelecido. É necessário garantirmos que o medicamento certo chegue ao paciente certo, na hora certa e na dosagem correta. E, para que aconteça essa dedicação farmacêutica, é indispensável um sistema automatizado que contemple barreiras de segurança (desde à prescrição à dispensação), rastreabilidade de todos os processos, bem como mão de obra especializada e muito bem treinada”.

Milano destaca ainda que com investimento em tecnologia é possível garantir a qualidade e a segurança dos processos hospitalares. “Antes do equipamento Pegasus da Sinteco a dispensação de medicamentos era inteiramente manual. Com a automação da nossa farmácia, comprovamos o quanto investir em tecnologia é essencial. A ideia é que o uso de recurso avançado contribua para dar suporte à decisão clínica no ato da prescrição médica e auxiliar o farmacêutico na validação da prescrição. Desse modo, o medicamento pode ser dispensado com segurança e qualidade, e com o devido controle de estoque que acontece em todas as etapas do processo de uma maneira ágil e confiável. O relacionamento com a Sinteco tem sido excelente, dinâmico e bastante promissor”, completa o diretor.

O Hospital Pilar presta atendimento para mais de 40 especialistas, sendo referência nas áreas de cardiologia, neurologia, ortopedia e cirurgia geral. Dentre os seus diferenciais está o trabalho com a filosofia de humanização e o alto investimento em tecnologia. Além de usufruir da farmácia hospitalar automatizada através do equipamento Pegasus da Sinteco, seus pacientes se beneficiam de UTI humanizada (apartamentos com direito a acompanhante 24 horas); centro cirúrgico interligado com a “nuvem”; câmara de oxigenoterapia hiperbárica, entre outros avanços. Adicionalmente, o hospital mantém diversas iniciativas em prol do paciente, como uma comissão de controle de infecções hospitalares, um grupo de terapia multiprofissional do paciente oncológico e o projeto “Música no Hospital”.

Sobre o Hospital Pilar
Fundado em 1964, por João Iltaumyr Milano e Milva Schruber Milano, o Hospital Pilar está localizado na cidade de Curitiba (PR), numa área de 10 mil m2, onde presta atendimento geral de alta complexidade, 24 horas – incluindo casos de urgência e emergência para pacientes conveniados e particulares. Com certificação ONA nível 2 (Acreditado Pleno), presta atendimento para mais de 40 especialidades através de uma equipe de cerca de 300 médicos, além de 290 enfermeiros e técnicos. Aproximadamente 60 mil pacientes são atendidos anualmente em seus consultórios. Para mais informações sobre o Hospital Pilar, de Curitiba (PR), acesse: http://www.hospitalpilar.com.br

Sobre a Sinteco
A Sinteco, divisão de negócios da Bucci Automations, é especialista global na automação de processos. A empresa tornou-se líder mundial no âmbito da automação industrial, reunindo mais de três décadas de experiência na criação, desenvolvimento e produção de máquinas especiais e linhas robotizadas. Em 2002 houve a criação da unidade de negócios, Hospital Automation, inteiramente dedicada a projetos e produção de sistemas automatizados para o setor hospitalar. Desde a sua fundação na Itália, já foram realizadas mais de 2,7 mil instalações em diversos países, dentre as quais estão mais de 50 hospitais ativos. A Sinteco também está presente no Brasil com uma filial em Vinhedo (SP), onde oferece estrutura de pós-venda consolidada e técnicos capacitados para atender às demandas em todo o território nacional. Para mais informações, acesse: http://www.sintecorobotics.com/pt/

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply