This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital e Maternidade Madre Theodora recebe investimentos

By 4 de março de 2016 Você Informa

O Hospital e Maternidade Madre Theodora, de Campinas, acaba de passar por uma ampla renovação. A instituição investiu R$ 5 milhões na ampliação e na modernização dos andares, na aquisição de equipamentos cirúrgicos, em tecnologias de gestão médica, na criação de serviços para os familiares de seus pacientes e no amplo treinamento dos seus profissionais de saúde.

Segundo o diretor da unidade, José Eduardo Delamain, “o Madre Theodora está usando a tecnologia para garantir mais efetividade e melhores serviços aos pacientes e seus familiares. A atualização tecnológica e a reestruturação das instalações, previstas em nosso plano diretor, continuarão por um período de dois anos, até nos consolidarmos como a primeira opção em serviços médicos para pacientes e profissionais de saúde da Região Metropolitana de Campinas”.

Em setembro, o Centro Cirúrgico foi equipado com quatro novos aparelhos de videocirurgia, utilizados na realização de procedimentos minimamente invasivos. Além disso, a área recebeu novos aparelhos anestésicos, mesas e instrumental cirúrgico para cirurgias convencionais e videolaparoscopias.

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi implantada uma central única de monitorização para o acompanhamento, em tempo real, das informações sobre os sinais clínicos dos pacientes e o acionamento imediato da equipe em situações de alteração dos sinais vitais.

Um sistema que faz a gestão do fluxo de atendimento Tasy e a Telemedicina foram os dois principais investimentos feitos no Pronto-Socorro do hospital. Os pacientes são acolhidos pela Enfermagem, que realiza a triagem e a classificação de risco em cinco níveis: risco iminente à vida (vermelho), urgente (laranja), potencialmente urgente (amarelo), não urgente (verde) e ordem de chegada (azul).

Ainda no PS, a Telemedicina possibilita a troca de experiências entre os médicos do Hospital e Maternidade Madre Theodora com profissionais de outras instituições hospitalares, no momento da emergência. “Nosso corpo clínico também pode discutir casos de pacientes internados com o intuito de avaliar alterações nas condutas baseadas em experiências bem-sucedidas em outras instituições de referência”, complementa José Eduardo.

Para os familiares, foi instituído o Centro de Apoio à Família (CAF), que acolhe as solicitações de parentes e acompanhantes dos pacientes. Uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais trabalha 24 horas, todos os dias, fornecendo desde informações atualizadas sobre o estado de saúde dos pacientes até o suporte emocional em caso de falecimento. Já para o corpo clínico, foi criado um Conforto Médico com serviço de alimentação, computadores com acesso à internet, cadeiras de relaxamento e suporte de conectividade.

Quanto à qualificação de seus profissionais, o Hospital e Maternidade Madre Theodora promoveu a atualização da Enfermagem, tendo como foco as competências técnicas e a humanização do cuidado. “Tudo isso, em conjunto, mantém a equipe motivada e preparada para assegurar o melhor cuidado a cada um de nossos pacientes”, enfatiza o diretor da instituição.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply