faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital de Copacabana terá maior centro cirúrgico da Zona Sul do Rio

Article-Hospital de Copacabana terá maior centro cirúrgico da Zona Sul do Rio

nova fachada_HSL

O Hospital São Lucas Copacabana vai inaugurar, no dia 28 de maio (quinta-feira), um novo centro cirúrgico. De acordo com o Dr. Lincoln Bittencourt, diretor-geral do hospital, o investimento, que girou em torno de R$ 20 milhões, resultará num aumento de 40% do volume cirúrgico, o que significará mil cirurgias/mês.

No total serão 12 salas cirúrgicas, incluindo uma sala para cirurgia robótica, e 13 leitos de Recuperação Pós-anestésica (RPA). As salas cirúrgicas são revestidas de Corian (material que evita a proliferação de micro-organismos) e Fluxo Laminar (sistema de filtragem em que uma espécie de cortina de ar de alta pressão isola a mesa cirúrgica do resto do ambiente, impedindo também a entrada de micro-organismos), sendo ambas medidas de prevenção das infecções cirúrgicas.

Todas as salas foram projetadas com alta tecnologia Maquet (focos de Led e estativas) e dispõem de um sistema de integração de imagens, possibilitando que todos os equipamentos do ambiente, como videolaparoscópios, microscópios e intensificadores de imagem, entre outros, permitam que a equipe cirúrgica tenha acesso, em tempo real e simultâneo, a informações e, consequentemente, maior segurança e precisão. “Com essa tecnologia é possível também realizar a transmissão e visualização das cirurgias a distância, quando necessário”, detalhou Marcelo Mendes, diretor de Operações do hospital.

“Todo o investimento teve como premissa básica, além de conforto e padrão das instalações, qualidade e segurança assistencial, compromissos permanentes do hospital”, ressaltou o Dr. Lincoln.