INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Hospital Brasil ultrapassa marco de 500 cirurgias robóticas

By 27 de fevereiro de 2019 Você Informa

A unidade da Rede D’Or São Luiz é a única da região a realizar este procedimento minimamente invasivo e considerado a nova era da medicina

O Hospital e Maternidade Brasil, localizado em Santo André (SP), realizou, até dezembro de 2018, 544 cirurgias robóticas. Esse é um marco para a instituição que, desde 2016, investe na moderna tecnologia que está revolucionando a medicina. Hoje, o Hospital é referência no procedimento robótico na região com o equipamento Da Vinci Si, único existente no ABC paulista.

Se há alguns anos as cirurgias abertas eram a única forma de tratamento para inúmeras doenças, a cirurgia robótica veio para mudar esse cenário. O procedimento inovador é realizado por meio de um robô de alta precisão controlado pelo cirurgião, o que permite incisões ainda menores, menos tempo de recuperação, e redução da chance de infecções, garantindo mais segurança ao médico e ao paciente. O profissional ainda conta com uma torre que transmite imagens de alta resolução durante todo o procedimento, uma tecnologia que deve crescer cada vez mais nos próximos anos.

Na cirurgia robótica, as incisões são minúsculas, cerca de 5, 8 e 12 milímetros, o que além de diminuir o trauma do paciente, proporciona uma recuperação menos dolorosa e mais rápida, durando cerca de quatro a cinco dias a menos do que uma cirurgia aberta. Porém, esse procedimento cirúrgico demanda um equipamento que ainda é novidade para muitas instituições de saúde do Brasil. O médico-cirurgião que opera o robô também precisa ser habilitado e muito bem capacitado, e no Hospital e Maternidade Brasil são 26 profissionais preparados para o procedimento.

“Para nós é um marco em menos de três anos superar as 500 cirurgias robóticas na região do ABC. Hoje temos um corpo clínico certificado e apto para realizar cirurgias robóticas de diferentes especialidades e entre as principais estão ginecologia, gastroenterologia, bariátrica e urologia”, explica o Dr. César Torres, diretor médico do Hospital e Maternidade Brasil.

Releases

About Release enviado por Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia. O grupo opera com 39 hospitais, sendo 38 próprios e um hospital sob gestão. Possui 6,0 mil leitos operacionais e 6,6 mil leitos totais, e tem planos de chegar a 8,1 mil leitos em 5 anos. São ao todo 44,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,69 milhões de atendimentos de emergência, 220,5 mil cirurgias, 32,3 mil partos e 477 mil internações por ano, além de 4.000 cirurgias robóticas em três anos do início deste novo serviço. A Rede D’Or São Luiz também conta com a Oncologia D’Or e Onco Star, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros.

Leave a Reply