This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital adota equipamento que diminui tempo de radioterapia

By 26 de agosto de 2020 Hospital, Indústria, Você Informa

O Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), referência no tratamento do câncer no Centro-Oeste, adquiriu o acelerador linear Elekta Infinity™, dispositivo da Elekta que vai aumentar a capacidade de sua radioterapia. A aquisição, ocorrida no mês passado, permitirá que o HAJ ofereça tratamento avançado a pacientes com câncer, utilizando tecnologia de ponta, como radioterapia guiada por imagem (IGRT), radiocirurgia estereotáxica (SRS) e radioterapia corporal estereotáxica (SBRT) ou terapia de radiação hipofracionada. O hipofracionamento oferece maior precisão e exatidão da dosagem de radiação, permitindo um direcionamento mais eficaz de tumores, melhorando a capacidade de poupar tecidos e órgãos saudáveis, que podem estar em risco.

“O equipamento permite a aplicação de doses mais precisas de radiação na área do tumor, salvando as estruturas normais ao seu redor. Além disso, o uso de altas doses de radiação pode reduzir o tempo e o número de frações do tratamento, oferecendo mais conforto ao paciente e aumentando suas chances de cura ”, afirma o rádio-oncologista Jean Teixeira Paiva, chefe do Setor de Radioterapia (SRT) do HAJ.

Na prática, a redução da duração da sessão e a consequente diminuição do tempo de tratamento como um todo são grandes diferenciais para os pacientes com câncer. Segundo a Elekta, o tratamento convencional do câncer de próstata, por exemplo, dura, em média, 40 sessões ou frações de radioterapia, número que poderia ser reduzido em até 50% a 20 frações com Elekta Infinity. No câncer de mama, a redução pode ser de 28 para 15 frações. E, no câncer de pulmão, de 34 para apenas cinco.

Segundo Paiva, o tempo da sessão também pode diminuir, de 10 minutos para apenas cinco minutos – o que, em geral, aumentará a capacidade de atendimento do HAJ, já que o equipamento é capaz de atender mais pacientes do que os métodos convencionais.

“Com pouco mais de 10 anos no mercado brasileiro, a Elekta conquistou o respeito dos principais hospitais”, afirma Deborah Telesio, vice-presidente da Elekta na América do Sul. “É muito gratificante explorar com o HAJ as sofisticadas técnicas de radioterapia usando novas soluções”, finaliza.

Releases

About Release enviado por Elekta

Por quase cinco décadas, a Elekta é líder em medicina de radiação de precisão. Os quase 4 mil funcionários da companhia em todo o mundo estão comprometidos em garantir que os pacientes de câncer tenham acesso e se beneficiem de tratamentos de radioterapia mais precisos e personalizados. Sediada em Estocolmo, Suécia, a Elekta está listada na NASDAQ Stockholm Exchange. Visite elekta.com ou siga @Elekta no Twitter.