This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospitais adotam sistema para gerenciamento inteligente da performance das CCIHs

By 8 de novembro de 2012 Você Informa

Cada vez mais presente no diagnóstico e tratamento de doenças, a tecnologia vem ganhando importância também nos bastidores das unidades médicas. A novidade chega agora às Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), obrigatórias em todos os hospitais do país, conforme regulamentação da Anvisa. Um novo sistema de controle de infecção hospitalar, lançado pela Epimed Solutions, empresa especializada em sistemas para gestão de informações clínicas, será apresentado a médicos e profissionais de saúde durante o XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, que reúne cerca de 2.000 especialistas, entre os dias 7 e 10 de novembro, em Santos (SP).

O novo sistema viabiliza o monitoramento e a análise detalhada de informações relacionadas à atuação das CCIH, o que permite ao gestor redesenhar as estratégias de tratamento utilizadas no hospital, a fim de reduzir as taxas de infecção. Para que o software atendesse plenamente às necessidades de gestão das CCIH, seu desenvolvimento incluiu a formação de uma parceria com o ILAS (Instituto Latino Americano de Sepse). O trabalho conjunto permitiu que as orientações do Instituto fossem incorporadas à ferramenta, recentemente adotada pela Rede D`Or São Luiz, no Rio de Janeiro, para o gerenciamento inteligente das CCIHs dos 12 hospitais da rede localizados na cidade.

Dentre os diferenciais do programa, destacam-se a correlação de dados de infecção hospitalar com informações clínicas dos pacientes, a gestão integrada dos protocolos de sepse, bem como a prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica e de infecção relacionada a cateter intravascular.

Para o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Epimed, Dr. Marcio Soares, uma das vantagens do novo sistema é a possibilidade de integração. “A ferramenta permite que os dados sejam acessados em tempo real, de qualquer dispositivo conectado à internet, como celulares, notebooks ou tablets, integrando-se também com sistemas hospitalares e laboratórios de microbiologia”, explica.

Líder em gestão de qualidade de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no país, a Epimed Solutions monitora dados assistenciais de cerca de 7.000 leitos de UTIs nacionais em mais de 300 hospitais públicos e privados. O lançamento do novo software de gestão de CCIH marca a expansão da empresa para outras áreas da gestão clínica.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply