faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Health Techs: startup brasileira cria tecnologia que promove saúde e engaja pessoas

Article-Health Techs: startup brasileira cria tecnologia que promove saúde e engaja pessoas

atento-a-saude-brasileiro-esta-se-exercitando-mais.jpg
- Shutterstock

Por meio de dispositivos wearables, IoT, Data Science e Inteligência Artificial, a startup health.D busca promover saúde por meio de ações preventivas, além de engajar pessoas a terem hábitos mais saudáveis.

De acordo com informações do Liga Insights Health, o Brasil possui mais de 260 health techs – startups com soluções para área da saúde. Os dados também mostram que o uso de Inteligência Artificial e Big Data podem gerar ganhos de até 35% em hospitais e clínicas médicas. Os avanços tecnológicos no setor da saúde ajudam a automatizar processos, organizar prontuários e otimizar diagnósticos e tratamentos de doenças, além de ajudar as pessoas a terem uma rotina de vida mais saudável.

Uma solução que está inovando ainda mais este segmento no Brasil foi criada pela health.D – startup que visa promover saúde e engajar pessoas em hábitos mais saudáveis a partir da integração de dispositivos (IoT) e wearables, tecnologias emergentes como Data Science e IA e conceitos de gamificação. A empresa faz parte do grupo FCamara – empresa brasileira de TI com foco em transformação digital – e oferece diversas funcionalidades que irão ajudar o paciente a agir de forma preventiva.

“Com o uso de dispositivos e wearables que coletam em tempo real dados de saúde comportamentais e contextuais, tais como batimento cardíaco, qualidade do sono, calorias, entre outros, é possível interromper hábitos inadequados e engajar o usuário para realizar atividades e movimentações físicas que proporcionem uma vida mais saudável. As funcionalidades da plataforma avisam o médico quando o paciente está entrando em uma situação de risco de saúde, para que os profissionais ajam de forma preventiva e antecipada”, explica Bruna Souza, 22 anos, cofundadora da startup.

Além disso, utilizando os serviços da startup será possível reunir em um único lugar inúmeros dispositivos de mercado a fim de utilizar os dados coletados de maneira estruturada, padronizada e inteligente. Outro diferencial é que a startup oferece também soluções customizadas, com práticas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial para que insights sejam obtidos, a partir da identificação de padrões e desvios, a fim de promover saúde de maneira personalizada para cada perfil de pessoa.

Como surgiu a ideia

Idealizada por Kleber Santos, a startup nasceu dentro da FCamara. Ele identificou alguns problemas dentro das operadoras de saúde, clientes que já atendiam na empresa e pensou em uma solução para resolvê-los. “Verificamos que o modelo de gestão da saúde é bastante reativo e baseado da doença e isso dificulta a vida das operadoras de saúde, pois a conta não consegue fechar. Nossa ideia é ajudar essas empresas a trabalharem de maneira preventiva porque é um investimento mais inteligente e mais barato“, explica Kleber Santos, idealizador da startup.

Conheça as principais funções da plataforma

– Broker de integração: Permite conectar em um único lugar inúmeros dispositivos coletores de dados de saúde e wearables de mercado, independente de marcas, modelos e tipos.

- Portal Médico: Central responsável pelo acompanhamento dos indicadores clínicos por um profissional de saúde e com alertas inteligentes que notificam quando uma pessoa está em entrando em situação de risco a fim de que ações preventivas sejam tomadas.

– Aplicativo: Responsável pela coleta e envio de dados ao portal médico, além de diversas funcionalidades de gamificação e engajamento de hábitos saudáveis.

* Este texto sofreu alteração em 02/10/2019 a pedido da assessoria de imprensa da empresa responsável