This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Hapvida inaugura Hospital em Feira de Santana, na Bahia

erros médicos

O hospital é inaugurado num período em que a população aponta que a saúde é o principal problema no munícipio, segundo o Ibope

O Sistema Hapvida amplia sua atuação na Bahia. A partir de um investimento de mais de R$ 5 milhões, a operadora inaugura o Hospital Francisca de Sande, na cidade de Feira de Santana (BA). A unidade hospitalar é a primeira da operadora no município e a segunda do Sistema Hapvida no Estado e conta com atendimento de urgência e emergência 24 horas, Clínica Médica e Pediátrica, e leitos de internação e cirúrgicos. Ao todo, o hospital da rede exclusiva emprega mais de 100 colaboradores diretos.

O Hospital Francisca de Sande é inaugurado num período em que, de acordo com uma pesquisa publicada em agosto pelo Ibope, 49% dos 504 entrevistados apontam que a saúde é o principal problema no município de Feira de Santana. Além disso, conforme uma análise feita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), utilizando dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, em maio deste ano, a Bahia era o quarto estado do País, e o primeiro do Nordeste, com maior perda de leitos de internação, entre os anos de 2010 e 2015. De acordo com a pesquisa, a área mais impactada com essa redução foi a Pediatria, que perdeu 910 leitos de internamento, nos últimos cinco anos. Os leitos cirúrgicos também merecem destaque, já que passaram de 6.064 unidades, em 2010, para 5.382, em 2015.

Instalado no Centro de Feira de Santana, o Hospital Francisca de Sande inicia as atividades também com consultas com hora marcada em Ortopedia, além de exames laboratoriais, de diagnóstico por imagem, como raio-X e ultrassom, e eletrocardiograma. Segundo Cláudio de Simone, superintendente de Integração e Novos Projetos do Hapvida, o Hospital chega para atender as principais necessidades da região nas instalações do antigo Instituto de Oncologia da Bahia (ION). “Contamos com uma estrutura moderna, de qualidade, que foi desenhada para ser um hospital moderno e acolhedor”.

Feira de Santana foi escolhida, pois converge com a filosofia do Sistema Hapvida de descentralizar o acesso à saúde de qualidade, mesmo que o cliente não more nos grandes centros urbanos. “Feira de Santana é uma cidade importante dentro do estado da Bahia, sendo um polo agregador de várias outras cidades. É um município com grande potencial de crescimento e o Hapvida acredita na região”, reforça.

O nome do hospital é uma homenagem à enfermeira baiana Francisca de Sande que, pioneira na profissão no Brasil, dedicava-se a causas nobres. Quando a epidemia de febre amarela devastou a população nordestina (1680 e 1694), levando milhares de pessoas ao falecimento, Francisca esforçou-se no atendimento aos doentes. Sem receio de contaminar-se, saía pelas ruas, seguida por escravos, recolhendo doentes. Levava-os para sua casa, cujos vastos cômodos transformava em enfermaria. Quando os hospitais lotavam, os doentes eram transportados para a sua casa, a fim de receberem alimentação e medicamentos que ela própria manipulava. Foi reconhecida pelo rei de Portugal, que agradeceu a ajuda que Francisca concedia aos doentes, como reconhecimento público por seus méritos altruístas.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply