This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

GOVERNADOR DE PERNAMBUCO ABRE OFICIALMENTE O 67º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA

By 17 de setembro de 2012 Você Informa

O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, abriu na manhã deste sábado (dia 15) o 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia, um dos eventos científicos mais importantes do Brasil e o terceiro do mundo voltado para os problemas cardiovasculares.
A abertura solene foi no auditório nobre do Centro de Convenções de Pernambuco e em sua fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, Jadelson Andrade, disse que o grande desafio é a prevenção das doenças cardíacas, que a entidade está promovendo através do Programa Nacional de Prevenção da Mortalidade Cardiovascular e do programa voltado para o atendimento das Cardiopatias Congênitas, que ainda respondem por 26 mil mortes no Brasil, a cada ano, programas esses que tem todo o apoio do Ministério da Saúde.
Para dinamizar a prevenção, acrescentou, há necessidade de um imenso esforço pela capacitação médica, que envolve o “Treinamento de Emergências Cardiovasculares”, lançado no Congresso pela SBC, que cresceu muito nos anos recentes. Ele destacou os 13 mil associados, as 24 sociedades estaduais, as duas regionais, duas sedes, 13 Departamentos Especializados, 11 Grupos de Estudos e mais de 600 eventos científicos anuais. Além dos simpósios conjuntos com as maiores sociedades médicas do mundo, o curso do professor Valentim Fuster, que pela primeira vez foi realizado fora dos Estados Unidos, a SBC Móvel e as publicações científicas, entre as quais a Revista Eletrônica, também lançada durante o Congresso.
HOMENAGENS
À mesa sentaram-se o governador Eduardo Campos, o vice-governador, João Lyra Neto, o presidente da SBC, Jadelson Andrade, o presidente do Congresso, Brivaldo Markman, o presidente da AMB, Florentino de Araújo Cardoso, o secretário da Saúde, Antonio Carlos Figueira, a presidente da SBC/Pernambuco, Silvia Marinho Martins, o diretor científico da SBC, Luiz Alberto Mattos, o presidente futuro da SBC, Angelo de Paola, enquanto o presidente do CRM foi representado por Carlos Vitale.
Após uma breve apresentação de Maracatu, o sanfoneiro Beto Ortiz, um dos discípulos de Luiz Gonzaga, tocou o Hino Nacional e o Hino de Pernambuco, seguindo-se a apresentação do diretor científico da SBC. Luiz Alberto Mattos ressaltou os eventos mais importantes do Congresso, entre os quais as sessões internacionais, a atividade “Fronteiras do Conhecimento”, as controvérsias. E destacando a importância do número de conferencistas e das pesquisas inéditas, mais de 500, que seriam apresentadas ao longo dos três dias de evento.
Falou em seguida o presidente da AMB, destacando a preocupação com a boa formação do médico brasileiro, num momento em que a população expressa pelas pesquisas que sua maior preocupação é a Saúde. Florentino de Araújo Cardoso completou dizendo que o Brasil deve lutar pela qualidade dos profissionais de Medicina, e não pela quantidade.
Depois de uma homenagem do presidente da SBC ao governador, que deu todo apoio à realização do congresso, foram chamados os ex-presidentes da SBC, Helio Germiniani, Laura Ferrer Dias Martins, Ely Toscano, Enio Cantarelli, Mario Maranhão, Nilzo Augusto Mendes Ribeiro, José Antonio Ramires, Iran Castro, Raphael Leite Luna, Gilson Feitosa, Antonio Felipe Simão, Antonio Carlos Chagas e Jorge Ilha. Eles receberam um ‘boton’ em ouro com o logo da SBC e foi feito um minuto de silêncio em memória do professor Jorge Pinto Ribeiro, recentemente falecido.
Após a apresentação do presidente do Congresso, Brivaldo Brikman, falou o governador Eduardo Campos, que ressaltou o trabalho de prevenção e de garantir “a sobrevida com qualidade”, para o que tem lutado em seu Estado pela capacitação técnica e pela humanização do atendimento. Ressaltou o aumento do percentual da receita do Estado para a rubrica Saúde, que foi de 10% para 19% nos anos recentes. Terminou seu discurso falando da importância do Congresso e garantindo que “o coração de Pernambuco está em festa”.
A parte final da cerimônia foi dedicada à entrega dos prêmios ‘Mérito SBC’, em sete categorias, Ciência e Tecnologia, Contribuição à Comunidade, Contribuição Associativa, Destaque Docente, Dedicação à Pesquisa, Personalidade da Cardiologia e Mérito SBC.
SERVIÇO:
67º Congresso Brasileiro de Cardiologia
Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Empetur
Endereço: Complexo Viário Vice-Governador Barreto Guimarães, s/nº – Salgadinho – Olinda – PE
Datas: 14 a 17 de setembro de 2012
Informações: http://congresso.cardiol.br/67/

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply