This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Fundo estrangeiro aposta na Rede Placi, pioneira no segmento de hospitais de transição

By 23 de setembro de 2020 Hospital, Você Informa
Investimentos em saúde

Blue Like an Orange Sustainable Capital, focada em investimentos de impacto, escolheu a rede hospitalar, um investimento da FinHealth, para apoiar desenvolvimento do setor de hospitais de transição no País

Uma transação recém-finalizada vai permitir à rede Placi, de hospitais de transição, acelerar seus planos de expansão e elevar ainda mais sua excelência já reconhecida pelo mercado. A Blue Like an Orange Sustainable Capital reconheceu o potencial do negócio e a consistência de seu investidor brasileiro, a FinHealth — gestora de recursos de private equity e venture capital focada exclusivamente na área de saúde —, e acaba de anunciar a transação.

A FinHealth apostou no Placi quando ainda se conhecia muito pouco sobre o modelo, que prevê o acompanhamento integral de pacientes crônicos ou com necessidade de recuperação prolongada, seja para reabilitação, assistência continuada ou cuidados paliativos. Para o diretor presidente da FinHealth, João Paulo Baptista, a transação é um importante reconhecimento estrangeiro a esse trabalho pioneiro e também uma oportunidade para o desenvolvimento do segmento de transição no País que tanto contribui para melhorar a eficiência do sistema de saúde ao mesmo tempo que ajuda a reduzir os seus custos assistenciais.

“O Brasil já possui um dos maiores gastos com saúde entre países da América Latina e, mesmo assim, de acordo com padrões internacionais e com a própria população, a saúde no país ainda é insatisfatória, com oferta de serviços pouco diversificada, baixo nível de penetração entre as diferentes camadas sociais e distribuição desigual entre as regiões. Sem dúvidas, há muito por fazer!”, destaca, apontando o Placi como uma peça estratégica para auxiliar o ecossistema hospitalar ao liberar leitos em Unidades e Centros de Tratamento Intensivo, ao mesmo tempo em que oferece aos pacientes os melhores recursos para a reabilitação e para o retorno ao lar e às operadoras um modelo vantajoso.

O investimento da Blue Like an Orange Sustainable Capital chega num momento de amadurecimento do Placi e visa dar suporte aos seus atuais planos de crescimento. Com duas unidades no Estado do Rio de Janeiro, em Botafogo, esta já com obras em curso que irão dobrar a sua capacidade, e em Niterói —, a rede já vê no horizonte a expansão de suas operações, com ampliação e abertura de novas unidades, que vão beneficiar o setor hospitalar como um todo.

“É um privilégio trabalhar junto com o Blue Like an Orange para pôr em prática nossos planos de alavancar os padrões do setor e desenvolver medidas de qualidade para cuidados paliativos, reabilitação e readequação de cuidados a longo prazo no Brasil. O time todo está muito motivado e focado em crescer e desenvolver, com paixão e excelência, o modelo Placi de cuidado”, comemora o Dr. Carlos Alberto Chiesa, diretor presidente do Placi, destacando que, em 2019, foram 300 pacientes e mais de 20 mil horas de terapias auxiliares.

O fundo sediado em Luxemburgo tem como mote o o impacto social positivo, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas, e escolheu o Placi, entre outros motivos, por acreditar que se trata de uma instituição capaz de contribuir para um funcionamento mais dinâmico e humano do segmento hospitalar, comprometida na promoção da saúde e do bem-estar, como preconiza a ONU através do ODS 3: “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. Cristina Penteado, diretora executiva da Blue like an Orange no Brasil, comentou “temos uma grande satisfação em estabelecer esta parceria com a FinHealth, apoiando o crescimento do Placi e ampliando o sistema de saúde no Brasil”.

Outro atrativo do Placi para o ingresso do novo investidor foi a composição de sua força de trabalho, 70% feminina. Com essa transação, o Placi também espera contribuir, além do ODS 3, com os objetivos de número 5 e 8: “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” e “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”, respectivamente.

Releases

About Release enviado por Placi

Assessoria