This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Fisioterapia Uroginecológica auxilia o tratamento de incontinência urinária

By 14 de junho de 2012 Você Informa

Conhecida popularmente como perda involuntária de urina, a incontinência urinária é um problema que acomete, em média, 10% da população, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Como tratamento para esta patologia, a Acquaterapia, clínica referência na área de reabilitação física, indica a Fisioterapia Uroginecológica, que pode ser realizada por pessoas de ambos os sexos, e em todas as idades, desde que tenha sido recomendada por um médico.

A fisioterapeuta da Acquaterapia, Maitê Molica Ferrari, explica que a grande maioria dos casos de incontinência urinária, principalmente ocasionadas em mulheres, é causada pela fraqueza na musculatura do assoalho pélvico. Assim, como fazemos exercícios de fortalecimento para todo o corpo, também devemos sempre manter esta região fortalecida.

Basicamente, o principal objetivo do tratamento é fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. Muitas mulheres não sabem como contrair de forma eficiente esta região, e então, o primeiro passo é conscientizá-las a utilizar corretamente estes músculos. “O principal recurso para iniciar este trabalho é o biofeedback, aparelho onde a pessoa realiza a contração, que pode ser visualizada por meio de curvas, sons ou cores, oferecendo uma referência visual se o exercício está sendo feito de maneira correta”, explica a fisioterapeuta da Acquaterapia, Maitê Molica Ferrari.

Outros recursos utilizados são a eletroterapia, utilizada tanto para estimular e manter a contração, como para redução das contrações da bexiga; a cinesioterapia, cones vaginais, adesão do paciente em realizar exercícios complementares em domicílio, e algumas mudanças nos hábitos de vida, que são de extrema importância para a eficácia e sucesso no resultado final. Vale ressaltar que o objetivo do tratamento varia de acordo com o tipo de incontinência apresentada pelo paciente. Entre os casos mais simples, podemos destacar a incontinência urinária por esforço, que ocorre ao espirrar, correr, dar risada, pegar peso, etc; e a incontinência urinária por hiperatividade vesical, quando o indivíduo sente forte desejo de urinar, e não consegue manter-se continente até chegar ao banheiro.

A fisioterapeuta da Acquaterapia ressalta que em casos de incontinência leve e moderada, o tratamento conservador, por meio de Fisioterapia Uroginecológica, normalmente é suficiente para a cura. Porém, em alguns casos de incontinência mais severa, pode haver indicação cirúrgica, e então, o tratamento de fisioterapia será indicado tanto na fase pré quanto pós-operatória. “O importante é o paciente passar por avaliação clínica criteriosa, onde serão colhidas a história e características principais de cada caso, para que o profissional trace os objetivos principais para reabilitação física. Além disso, também orientamos os pacientes a realizar exercícios complementares em casa, e efetuar algumas mudanças na rotina, buscando o bem-estar e uma melhora significativa”, conclui Maitê Molica Ferrari.

Sobre a Acquaterapia:
Fundada em 1989, a Acquaterapia é uma clínica de reabilitação física, especializada em Fisioterapia e Hidroterapia, que tornou-se referência nesta área. Localizada em São Paulo, destaca-se por ser pioneira no uso da água (fisioterapia aquática) como ferramenta primordial para a melhora da qualidade de vida e bem-estar dos pacientes, atuando em diferentes áreas, como: Neurologia, Ortopedia, Reumatologia, Geriatria, Doenças Cardiorrespiratórias, Oncologia e Uroginecologia. Formada por fisioterapeutas altamente qualificados, oferece tratamentos, como: Hidroterapia, Fisioterapia, RPG (Reeducação Postural Global), Fisioterapia Uroginecológica e Urológica, Pilates Clínico – Solo e Studio, Acupuntura, Watsu, Musculação Terapêutica e atendimento Home Care.
www.acquaterapia.com.br

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply