This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Farmacêuticos terão cursos e capacitações pela ABRAFARMA

By 17 de junho de 2016 Você Informa

 

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) inicia um projeto de capacitação de farmacêuticos de abrangência nacional. O Programa de Certificação Profissional, que acontecerá a partir do mês de julho, poderá inclusive ter status de pós-graduação, enquanto o Road Show Care Center percorrerá seis capitais entre julho e novembro.

As duas iniciativas são parte de um programa da Abrafarma para estimular a assistência farmacêutica, que consiste na implementação de um espaço de atendimento dentro das farmácias, onde a população poderá receber orientações clínicas sobre hipertensão, diabetes, colesterol, revisão da medicação, autocuidado, imunização, tabagismo e perda de peso.

“Nossa expectativa é de ter a adesão dos mais de 18 mil farmacêuticos atuantes nas 28 maiores redes do varejo farmacêutico do país. A intenção é transformar os pontos de venda em centros de referência em cuidados com a saúde”, destaca Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da entidade.

O Programa de Certificação Profissional contemplará 360 horas inteiramente online, divididas em nove cursos de 40 horas cada. Os farmacêuticos interessados em obter o nível de pós-graduação devem cumprir toda a agenda de treinamentos, cumprir disciplinas obrigatórias adicionais e participar de uma prova final presencial, arcando com um valor de R$ 1.750. Já quem deseja participar apenas de algumas das capacitações, sem nível lato sensu, pode realizá-las gratuitamente. O aluno terá acesso ao material didático e de procedimentos desenvolvido pela entidade, que incluem ainda caderno de exercícios, manual de serviços, material complementar, vídeo-aulas e certificação. As disciplinas estão relacionadas a temas como obesidade, diabetes, vacinação e hipertensão arterial.

Por sua vez, o Road Show Care Center foi concebido para ser uma oficina de atualização na área de cuidados com a saúde. A primeira edição ocorrerá em Belo Horizonte, com uma turma no dia 8 e outra no dia 9 de julho. Ainda em 2016, o evento percorrerá outras cinco capitais – Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belém – com a projeção de atrair cerca de 3 mil farmacêuticos. A programação contempla um circuito de habilidades clínicas, com formações em temas como composição corporal, cuidados dermatológicos, doenças imunizáveis, controle glicêmico, entre outros.

Sobre a Abrafarma

Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 28 maiores redes de farmácias do País, que contam com 6.009 lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 44,5% das vendas de medicamentos no País, tendo realizado mais de 833 milhões de atendimentos em 2015, com vendas totais de R$ 35,94 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.

Acesse www.abrafarma.com.br
Siga no Facebook (@abrafarma), no Twitter (@abrafarma),
no Linkedin (Abrafarma) e no Instagram (@abrafarma)

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply