faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Exame proporciona acurácia na detecção do vírus HPV

Article-Exame proporciona acurácia na detecção do vírus HPV

Um dos principais causadores do câncer de colo de útero o vírus HPV (papillomavirus humano) afeta cerca de 19 a cada 100 mil mulheres no País de acordo com dados do INCA. Mas, segundo especialistas, o rastreamento de mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos com o teste de captura híbrida promove uma redução de aproximadamente 80% na taxa de mortalidade.

Realizado por intermédio da coleta das células localizadas na região do colo uterino, o digene HPV teste é capaz de detectar o DNA do vírus mesmo quando ele está inativo no corpo humano – ao contrário do papanicolau, que só aponta lesões ou alterações quando o vírus já está presente. Produzido pela QIAGEN, líder mundial em biologia molecular e testes para HPV, o exame proporciona acurácia de 95% no resultado.

O digene HPV teste é composto por um kit formado por escova cervical cônica de cerdas macias e um tubo contendo 1ml de UCM – solução líquida que conserva as células por até 15 dias. Durante o exame amostras da mucosa vaginal são coletadas com o auxílio da escova e mergulhadas no tubo para posterior averiguação.

Em laboratório o material passa por diversas etapas de análise e, através de software específico, é realizada a verificação da presença do HPV. Certificado pelo FDA (Food and Drug Administration) e pela ANVISA, o exame de captura híbrida é indolor e rápido – todo o processo, da coleta do material à análise, dura em média 3h30 minutos e o laudo é concluído em até 24 horas após a realização do exame.