faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

EUROIMMUN Brasil registra na Anvisa teste inédito no país

Article-EUROIMMUN Brasil registra na Anvisa teste inédito no país

ELISA-EUROIMMUN-Brasil-Tecnica

Teste da EUROIMMUN Anti-MOG permite identificar doenças como Esclerose Múltipla e ajuda na decisão sobre medidas terapêuticas

A EUROIMMUN Brasil, empresa alemã referência em soluções para diagnóstico, acaba de registrar um novo produto na Anvisa, o FA 1156-50 Anti-MOG. O novo teste - inédito no Brasil - fornece a determinação de autoanticorpos contra a MOG (glicoproteína de oligodendrócito de mielina), expressa no sistema nervoso central, para o diagnóstico assertivo de doenças neurológicas desmielinizantes, como Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica.

O novo kit da EUROIMMUN possui sensibilidade de 95% e especificidade de 84% que, respectivamente, indicam a capacidade de diagnóstico positivo (doença manifesta) ou negativo (ausência da doença). Por meio dele, é possível detectar doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, que ocorrem principalmente no cérebro e na medula espinhal. Essas doenças são caracterizadas pela destruição progressiva da bainha de mielina do neurônio. A falta de mielina prejudica a transmissão neuronal, levando a desordens motora, visual e sensorial.

As principais doenças desmielinizantes são de causa inflamatória, destacando-se a Esclerose Múltipla, a Neuromielite óptica (NMO) e doenças do espectro NMO (NMOSD). Estas doenças neuroinflamatórias raras diferem tipicamente na idade de início, evolução clínica, gravidade da doença, características neurorradiológicas e/ou patológicas e alterações no líquido cefalorraquidiano (LCR).

"Acreditamos que a aprovação da Anvisa para a distribuição do Anti-MOG nos laboratórios é mais um passo para que pessoas que eventualmente sejam diagnosticadas com a doença possam ter melhor qualidade de vida. A diferenciação precoce da desmielinização ajuda a decidir sobre medidas terapêuticas e tem um valor preditivo significativo. Por isso, é importante que o paciente converse com seu médico para entender mais sobre a doença e a importância do correto diagnóstico", reforça Gustavo Janaudis, diretor executivo da EUROIMMUN Brasil. Os principais sintomas das doenças desmielinizantes incluem: perda da visão, fraqueza muscular, rigidez muscular, espasmos, perda de coordenação, perda de sensibilidade, dor, alteração da função urinária e intestinal.

A maioria dos pacientes com neuromielite óptica apresenta anticorpos contra aquaporina-4 (AQP-4). Já os anticorpos contra MOG ocorrem em aproximadamente 20% dos pacientes Aquaporina-4 negativos. “Pacientes eventualmente diagnosticados como negativos em AQP-4 têm consideráveis chances de serem positivos em MOG. Com este novo teste, os médicos ganham ainda mais subsídios para definir o tratamento”, observa Janaudis.

Sobre a EUROIMMUN - A EUROIMMUN é líder mundial em soluções para diagnóstico laboratorial e possui um sólido registro de patentes e métodos inovadores de produção. Com mais de 30 anos de atuação no mercado global, a empresa é especializada no diagnóstico de doenças autoimunes, infecciosas, alergias e genética. Os métodos predominantes aplicados no desenvolvimento dos seus produtos são a imunofluorescência, ELISA, imunoblot e biologia molecular. Desde 2017, é parte integrante do grupo PerkinElmer, empresa norte americana líder mundial em tecnologia nos segmentos médico e químico, comprometida com inovação para um mundo mais saudável.