faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Estudo da Orizon revela os princípios ativos mais utilizados no combate ao colesterol

Article-Estudo da Orizon revela os princípios ativos mais utilizados no combate ao colesterol

shutterstock_343065857
O colesterol elevado é uma doença crônica e que precisa de tratamento ininterrupto. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 57 milhões de brasileiros têm colesterol elevado e correm o risco de ter um infarto ou AVC, caso não façam o tratamento adequado.

A Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios - concluiu um estudo sobre a utilização de antilipêmicos, medicamentos redutores de colesterol. Pelo levantamento, três princípios ativos representam mais de 80% do mercado: a Rosuvastatina com 34,31%, seguida pela Sinvastatina (26,42%) e, em terceiro lugar, a Atorvastatina (19,91%).

Foram analisados 133.408 beneficiários que adquiriram 419.208 medicamentos no período pesquisado, uma média de 3,14 caixas por pessoa. O estudo foi feito no 2° semestre do ano passado e no 1° semestre deste ano (12 meses). Em 55% dos casos optou-se pela compra da versão genérica do medicamento e 45% escolheram os remédios de marca. "O Programa de Benefícios em Medicamentos - PBM da Orizon permitiu que os usuários participantes pudessem comprar os genéricos com 46% de desconto e os remédios de marca com 29%. O que resultou em uma economia de mais de 39%", revela o pesquisador da Orizon, Bruno Luiz de Carvalho.

As pessoas com idade acima de 45 anos representaram 78,18% do total de compras de medicamentos para reduzir o colesterol. A maior incidência no consumo de antilipêmicos foi a de acima de 59 anos (45,91%), seguido da faixa etária entre 55-59 anos (13,51%), depois 50-54 anos (11,34%) e 45-49 anos ( 7,41%).

Na região sudeste, o estado com o maior número de compras de medicamentos para o controle do colesterol foi São Paulo. No sul foi o Rio Grande do Sul; no centro oeste, Goiás; no nordeste a maior incidência ocorreu na Bahia e na região norte, no Amazonas.

O colesterol elevado é uma doença crônica e que precisa de tratamento ininterrupto. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 57 milhões de brasileiros têm colesterol elevado e correm o risco de ter um infarto ou AVC, caso não façam o tratamento adequado.

A Orizon elabora Análises Mercadológicas e Estudos Farmoeconômicos que podem fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção. Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (Intrenational Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo.

Sobre a Orizon

A Orizon trabalha há mais de 15 anos para simplificar o setor da saúde, gerando mais eficiência e resultados para os clientes através de suas soluções em: Transformação de Processos, Conectividade, Benefícios em Saúde e Inteligência em Saúde.

Hoje, um em cada três usuários do sistema de saúde privado se beneficia com as soluções da Orizon. São mais de 18 milhões de pessoas, conectadas a 140 mil prestadores e a mais de 10.000 farmácias, efetuando uma média de 150 milhões de transações por ano. Além disso, são processados mais de 40 milhões de sinistros e contas médicas neste mesmo período, trazendo importante ganho operacional para os clientes.

Devido a esse grande volume de dados, a Orizon é capaz de gerar informações estratégicas para o mercado e assim auxiliar na tomada de decisão das empresas e agregar valor na gestão de saúde da população do país.