This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Estimulação da Memória é a nova publicação do IPq da USP

By 8 de abril de 2020 Profissionais, Você Informa

Novo livro da Editora Manole apresenta treinos, que estimulam habilidades cognitivas, com enfoque na memória, função que tende a perder sua capacidade com o passar dos anos ou também em quadros neuropsiquiátricos. A obra integra a nova série Psicologia e Neurociências.

De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com demência – atualmente cerca de 50 milhões no mundo – passará para 152 milhões até 2050. Esse dado alarmante indica que os especialistas em funções cognitivas, como psicólogos e demais profissionais que atuam na área, terão a responsabilidade de desenvolver trabalhos cada vez mais específicos de preservação da memória dos pacientes.

O novo livro da Editora Manole, Estimulação da Memória, das psicólogas Mariana Medeiros Assed e Martha Kortas Hajjar Veiga de Carvalho, é um guia de estratégias interventivas com enfoque cognitivo, socioemocional e comportamental voltados, inclusive, para quadros neuropsiquiátricos. A obra compõe a nova série Psicologia e Neurociências da Manole. Voltados a reabilitar ou estimular funções cerebrais, os manuais desta série são guidelines direcionados a profissionais habilitados, que atuam no campo da saúde mental e da educação, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e psicopedagogos, entre outros. Estimulação da Memória foi estruturado pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP e as metodologias descritas na obra possibilitaram ao IPq desenvolver métricas de sucesso dessas aplicações.

Estimulação da Memória pode ser utilizado na prática clínica, com atividades voltadas às sessões de terapia. As sugestões de treino de memória contemplam todas as idades, mas caberá ao profissional avaliar qual a melhor seleção de exercícios a ser ministrada ao paciente. As atividades propostas pelas autoras levam em consideração necessidades rotineiras e subjetivas das pessoas que serão submetidas aos exercícios.

Os treinos são preparados seguindo o princípio de estimulação e reorganização das funções cognitivas, essencialmente a memória, admitindo a possibilidade de reabilitar, inclusive, habilidades já perdidas. O objetivo de Estimulação da Memória é funcionar como um guia multidisciplinar, que visa a conquista de maior autonomia, consciência e domínio de ambiente, tanto aqueles que ainda não apresentam sintomas como para quem já demonstra alguma incapacidade na área cognitiva.

Sobre as autoras

MARIANA MEDEIROS ASSED é psicóloga especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP), mestre em Ciências pelo Programa de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, além de psicóloga colaboradora no Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP e psicóloga colaboradora e responsável pelo Grupo de Estimulação de Memória no Hospital-Dia Infantil do IPq-HCFMUSP.

MARTHA KORTAS HAJJAR VEIGA DE CARVALHO é psicóloga, especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP), especialista em Rorschach pela Sociedade Rorschach de São Paulo, terapeuta de Casal e Família pelo Sistemas Humanos. Também é psicóloga colaboradora no Serviço de Psicologia e neuropsicologia do IPq-HCFMUSP e psicóloga colaboradora e responsável pelo Grupo de Estimulação de Memória no Hospital-Dia Infantil do IPq-HCFMUSP.

Releases

About Release enviado por José Luchetti

José Luchetti é jornalista