faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Especialista brasileiro da Clínica Mayo apresenta técnica pioneira para Aneurisma

Article-Especialista brasileiro da Clínica Mayo apresenta técnica pioneira para Aneurisma

No dia 13 de novembro, em Brasília, o cirurgião brasileiro Ricardo Hanel, que faz parte do corpo clínico da Clínica Mayo, de Jacksonville, na Flórida, apresenta, aos seus colegas brasileiros, nova técnica para reparar vasos sanguíneos principalmente em casos de aneurisma, que são bolhas na artéria causadas pela fraqueza na parede do cérebro. Para isso, a equipe da Mayo utiliza um cateter, que é implantado diretamente no vaso sangüíneo no cérebro de pacientes com aneurismas cerebrais potencialmente devastadores. É um processo semelhante ao empregado hoje em cirurgias cardíacas.

"Demos um grande passo à frente no tratamento de aneurismas cerebrais usando cateteres," afirma o neurocirurgião Ricardo Hanel, que veio à Clínica Mayo aplicar a técnica utilizada na Universidade de Buffalo, o centro que desenvolveu a técnica e primeiro no mundo a utilizá-la. "Esta técnica nos permite ajudar muito mais pacientes, principalmente aqueles com aneurismas difíceis, até então sem outras opções de tratamento.”

Os cateteres, que se assemelham a um arame fino, mantém as espirais dentro do vaso sangüíneo e na posição correta. "A colocação de cateteres também muda a dinâmica do fluxo sanguíneo, o que ajuda a prevenir o reaparecimento do aneurisma”. afirma Hanel.

O próximo grande passo no tratamento será usar um cateter compacto que possa eliminar o inchaço do aneurisma mesmo nos menores vasos. Esta técnica já está sendo usada na Europa e em estudos nos Estados Unidos.