This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Escute o seu coração: Beneficência Portuguesa de São Paulo realiza segunda edição do Setembro Vermelho

By 9 de setembro de 2015 Você Informa

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardíacas são as principais causas de óbitos no mundo. No Brasil, uma em cada três mortes é causada por doenças cardíacas. Contudo, a maioria da população desconhece que muitos desses males podem ser prevenidos com pequenas mudanças de hábitos. Pelo segundo ano consecutivo, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, referência no atendimento a pacientes cardiológicos, promove no mês dedicado ao coração, uma campanha de prevenção, tratamento e orientação sobre os riscos de doenças nesse órgão.

Durante todo o mês de setembro, a instituição ficará iluminada de vermelho, chamando a atenção da população para o tema. Também serão distribuídas 40 placas com dicas de prevenção nos canteiros de ruas próximas. Já para engajar seus pacientes e colaboradores na adesão da causa, serão oferecidas palestras no Hospital São José e Hospital Santo Antônio, além de folhetos informativos. “As doenças cardíacas ocorrem quando o nosso coração não está funcionando corretamente. Por isso, elaboramos um conteúdo preciso para conscientizar nossos pacientes, colaboradores e público externo. É muito importante que as pessoas saibam que a prevenção diminui a disseminação da doença e os hábitos saudáveis salvam vidas”, explica o Dr. Victor Luiz Santos Haddad, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O cardiologista ainda selecionou 7 hábitos que precisam ser mudados já! Confira:

Sal com moderação
O uso excessivo de sal propicia o aumento da pressão arterial, causa importante de outras doenças do sistema cardiovascular.

Sem estresse
O estresse emocional aumenta níveis de pressão arterial e é um significativo fator de risco de doenças cardíacas.

Atividade física já!
Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças, como infarto, AVC e hipertensão, e ajudam no controle da diabetes.

Pesquise histórico familiar de doenças cardíacas
Devemos verificar a incidência de doenças cardiovasculares em outros membros da família pois este é um importante fator de risco. No caso da identificação, é necessário manter bons hábitos desde cedo, prevenindo-se de doenças que ainda não apresentaram quaisquer sintomas, e sempre procure um médico.

Diga não ao cigarro
Fumantes correm um risco, no mínimo, três vezes maior de sofrer um infarto do miocárdio em relação a pessoas que nunca fumaram e leva ao acúmulo de placas (compostas por gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias) nas artérias, reduzindo o fluxo do sangue e o aumentando a probabilidade de formação de coágulos que podem bloquear totalmente o fluxo sanguíneo.

Cuidado com seu peso
A obesidade aumenta o risco de uma pessoa morrer por doenças relacionadas ao coração, segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Isso porque causa uma série de alterações no metabolismo e favorece doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes, todas ameaças para a saúde do coração.

Cuide da higiene bucal
Diversas pesquisas mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.
Bactérias como as da bolsa periodontal podem entrar na corrente sanguínea e ir até no coração. Lá, proliferam-se e podem vir a ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana.

Para manter uma boca saudável é necessário escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as principais refeições, fazer uso do fio dental e quando indicado, de enxaguatórios bucais. Também é fundamental ir regularmente ao dentista.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply