faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Dia Mundial do Coração: Cardiologistas fazem alerta sobre a saúde cardiovascular das crianças

Article-Dia Mundial do Coração: Cardiologistas fazem alerta sobre a saúde cardiovascular das crianças

Para comemorar o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, a Sociedade Brasileira de Cardiologia resolveu incentivar o cuidado com as crianças.

De acordo com dados World Heart Federation, as doenças cardiovasculares ceifam 17,1 milhões de vidas todo ano, com uma carga cada vez maior sobre as pessoas que vivem em países de baixa e média renda, onde ocorrem 82% das mortes. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, mais de 300 mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta. Por isso, há 13 anos, a World Hearte Federation criou o Dia Mundial do Coração para alertar as pessoas sobre a importância de cuidar melhor do coração.

Aqui no Brasil, com o foco no público infantil, os cardiologistas querem alertar que é preciso, desde pequeno, adquirir hábitos saudáveis para manter a saúde do coração. “Desde criança, a pessoa deve entender que cada um é responsável pela sua própria saúde. Principalmente quando se trata do coração. Alimentação saudável, prática de exercícios físicos são ações básicas e importantes para manter o ritmo do coração em dia”, comenta o cardiologista do Hospital MadreCor de Uberlândia - MG, Dr. João Lucas O´Connell.

O´Connell salienta que cada vez mais os jovens têm sido acometidos por alguma doença cardiovascular. “As crianças e os adolescentes também não ficam de fora. A hipertensão, devido o excesso de peso e má alimentação, tem sido registrada com grande frequência nessas faixas etárias”, salienta.

O que são doenças cardiovasculares:

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como infarto, acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas, isquemias ou anginas, impedindo a circulação normal do sangue no organismo. “A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose - acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos - que impede a passagem do sangue”, explica o cardiologista do Hospital e Maternidade MadreCor, Dr. João Lucas O´Connell.

Principais fatores para que a pessoa apresente doença cardiovascular:

• Hipertensão

• Tabagismo

• Diabetes

• Excesso de açúcar e sal na alimentação

• Colesterol alto

• Obesidade

• Consumo excessivo do álcool

• Hereditariedade e o sedentarismo.

“As pessoas precisam estar atentas a esses fatores para se prevenirem. A prevenção ainda é o melhor caminho para se evitar doenças, especialmente, as doenças cardíacas”, salienta o especialista.