This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Dia Mundial da Saúde: A universalização da saúde

By 5 de abril de 2018 Você Informa

A Jornada do Paciente colabora com a promoção da saúde, prevenção de doenças, reabilitação e cuidados paliativos, questões fundamentais da saúde universal.

“Saúde para todos. Em todos os lugares” é o lema escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, celebrado em 7 de abril. As duas organizações têm como objetivo chamar a atenção para a necessidade de um sistema de saúde que chegue a todas as pessoas, independente de classe social, raça e local de residência.

A saúde universal abrange uma gama de serviços, entre eles promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos*. Nesse processo, a tecnologia é fundamental para colaborar com as mudanças necessárias que aliem qualidade a diminuição de custos.

Um dos conceitos importantes para o desenvolvimento da saúde universal é a Jornada do Paciente. É fundamental engajar o paciente cada uma das etapas desta jornada:

1. Prevenção: cada dia mais, investir em prevenção é essencial! Tanto para pacientes quanto para hospitais. Afinal, uma vida saudável acarreta em menos doenças crônicas e menos tratamentos de longo prazo. Pacientes bem educados e bem informados fazem os exames adequados para prevenção e mantem uma rotina de cuidados preventivos, facilitam o diagnóstico no início, e colaboram para a melhor performance do sistema de saúde Consulta de sintomas com base em informações confiáveis providas pelo Hospital reduz a pressão da emergência e ajuda na comunicação entre paciente e sistema de saúde.

2. Diagnóstico: conteúdos que colaboram com os médicos a atender melhor os pacientes. Nesta etapa, são utilizadas soluções que também ajudam no engajamento, já que, por intermédio de conteúdos multimídia, facilitam o entendimento do leigo. São fontes de busca clínica e radiológica para tomada de decisão que oferecem evidências e garantem a qualidade da assistência, segurança do paciente e melhor gestão das glosas hospitalares.

3. Tratamento: após a consulta no consultório, o paciente segue para outras áreas do hospital para medicação, exames, cirurgia, internação etc. Aqui, a coesão da equipe multidisciplinar é essencial: soluções digitais podem acompanhar o paciente nessa etapa, assegurando a todos os envolvidos que as ações necessárias serão realizadas com segurança e dentro do que foi estipulado pelo médico.

4. Home care: Com a alta, o paciente e sua família estão preocupados em chegar em casa. Muitas vezes, a recomendação ao paciente ou sua família é uma tarefa difícil. O aproveitamento de ferramentas como portais, vídeos educadores ambulatoriais e outros recursos de educação e engajamento ao fornecer as informações certas no momento certo – quando o paciente está pronto para aprender – otimiza o aprendizado.

“Os sistemas de saúde estão enfrentando uma lista crescente e quase avassaladora de medidas de resultados para atender aos padrões de regulamentação, acreditação e conformidade. A Elsevier inseriu a informação baseada em evidências no fluxo de trabalho dos profissionais de saúde para garantir o aumento da qualidade e redução dos custos, colocando sempre o paciente no centro do cuidado. É apenas pela adoção das melhores e mais atuais práticas baseadas em evidências no cuidado padronizado que se torna possível garantir a segurança do paciente e, ao mesmo tempo, o aumento do valor do sistema de saúde. Trazemos a nossa expertise em informação clínica e tecnologia consagrada no mundo para apoiarmos a melhora na saúde do Brasil, localizando toda a informação em português e permitindo o acesso de todos”, explica Claudia Toledo, Diretora de Clinical Solutions no Brasil.

* Fonte: Blog da Saúde – Ministério da Saúde

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply