faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Dentista ensina a usar o fio dental corretamente

Article-Dentista ensina a usar o fio dental corretamente

Quando falamos sobre saúde bucal uma coisa é certa: os dentes precisam ser escovados após cada refeição, mas o que muitas pessoas ainda não adotaram é o uso diário do fio dental. Na Clínica Dental Care, cerca de 80% dos pacientes que iniciam o tratamento não utilizam o fio dental corretamente ou com a frequência necessária para manter o sorriso saudável. Mais do que remover restos alimentares, o uso do fio dental também ajuda na remoção da placa bacteriana. “O fio dental finaliza a higienização dentária. O uso correto e frequente é fundamental porque alcança espaços aonde a escova não chega”, explica o cirurgião dentista Cristian Dunker, que abaixo dá dicas para utilizar o fio dental corretamente:

- Use o fio dental, pelo menos, uma vez ao dia. A recomendação é fazer a higienização completa dos dentes à noite, quando as pessoas têm mais tempo disponível e porque durante o sono todos ficam com uma quantidade menor de saliva.

- O fio dental encerado pode ser considerado como primeira escolha. Evite os fios de baixa qualidade. Os fios dentais monofilamentos são mais fáceis de inserir em espaços apertados.

- Corte um pedaço de aproximadamente 40 centímetros de fio dental e segure com os dedos indicadores e polegares. Não passe a mesma parte do fio em mais de um dente.

- Insira o fio, delicadamente, entre os dentes. Faça movimentos de vai e vem e de sobe e desce contra a superfície dentária, nunca contra a gengiva. O fio dental deve entrar na gengiva, mas suavemente.

- Pessoas que usam aparelho ortodôntico devem passar o fio dental acima do fio ortodôntico, inserindo no espaço entre os dentes e fazendo movimentos de forma convencional.

- Se sangrar fique atento. O sangramento persistente pode ser indício de inflamação gengival e o ideal é procurar um dentista.