faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Dentes sisos: Cuidado precoce ajuda a evitar problemas na arcada dentária

Article-Dentes sisos: Cuidado precoce ajuda a evitar problemas na arcada dentária

No Brasil, estima-se que a procura pelo tratamento ortodôntico cresceu em torno de 80% nos últimos cinco anos. No caso dos sisos, que podem comprometer a oclusão, as alterações causadas podem ir além da estética, alcançando o patamar funcional. A boa noticia é que cuidados precoces ajudam a evitar disfunções decorrentes dos chamados dentes do juízo.

De acordo com a ortodontista Tatiana Fernandes, da Rede Orthos Odontologia, se os sisos não forem tratados corretamente podem ocasionar vários problemas como dores locais, na região da face, na nuca e na cabeça. “Quando mal posicionados também originam doenças gengivais, infecção dos dentes ao lado, cáries e perdas ósseas”, complementa.

A especialista explica que, como qualquer outro dente, quando o siso está em posição errada pode causar toque pré-maturo, mobilidade, recessão gengival e desgastes. “Em relação a alterar a posição de outros dentes, muitos autores acreditam no efeito dominó – ou seja, um dente mal posicionado altera a posição dos demais. Outros dizem que isso não ocorre pela resultante de outras forças relacionadas: a musculatura e a própria distância e a intensidade da força do dente”, conta.

TRATAMENTO – Dra. Tatiana explica que, na maioria das situações é indicada a extração do dente ainda incluso, caso não haja espaço suficiente para a erupção. Porém, existem casos nos quais não é necessária a extração, por exemplo quando houve perda de molar ele pode substituí-lo. É nesse momento que o aparelho ortodôntico torna-se um forte aliado para movimentá-lo para o local desejado.

Quando as alterações atingem a Articulação Têmporo Mandibular (ATM), o tratamento depende da gravidade do problema e do tipo de disfunção. Podem ser realizadas cirurgias, aplicações medicamentosas, uso do aparelho ortodôntico e, até mesmo, fisioterapia.