faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Débora Tarasautchi participa do especial Semana do Pescado na Web Rádio Saúde

Article-Débora Tarasautchi participa do especial Semana do Pescado na Web Rádio Saúde

Débora Tarasautchi, nutricionista da Clínica Motta, participou em 14/09, às 13h, da série de matérias especiais referentes à Semana do Pescado, na Web Rádio Saúde, rádio oficial do Ministério da Saúde.

Durante a entrevista, a especialista destacou que os peixes mais comuns no Brasil são carpa, tilápia e bagre, de água doce, e, em menor quantidade, camarões e mexilhões. Mas, a preferência do brasileiro na hora de consumir tem se voltado para opções menos saudáveis, como filés e empanados, principalmente os industrializados.

A nutricionista explicou que a fritura - forma de preparo mais utilizada no país – é contra indicada por tornar o alimento, tão rico em nutrientes, gorduroso. Como dicas de preparo, Débora citou as formas assadas e grelhadas, sempre bem temperados com cebola, tomates e azeite, entre outros temperos, que ajudam a realçar o sabor.

A recomendação do Ministério da Saúde é um consumo médio de 12 quilos de peixe por ano, porém Débora comentou que o consumo anual de peixe por brasileiros também está abaixo do esperado, ou seja, cerca 6 quilos.

Quanto ao consumo de comida japonesa, que tem se tornado popular no Brasil, Daniela comentou que, desde que a procedência e o preparo sejam conhecidos e confiáveis, a ingestão de peixe cru não traz problemas à saúde. E deu um alerta “como as crianças ainda possuem o organismo muito sensível, este tipo de alimentação não é recomendada”.

Sobre a Clínica Motta (www.clinicamotta.com.br)

Há 30 anos oferece tratamentos saudáveis e naturais de emagrecimento, embasado na medicina Antroposófica. O objetivo da Clínica Motta é fazer o paciente participar ativa e mentalmente do processo de emagrecimento, para que emagrecer não se torne um sacrifício e que os hábitos saudáveis adquiridos durante o tratamento perdurem, evitando assim que o peso volte no futuro.

Com profissionais multidisciplinares capacitados para desenvolver um tratamento individual e específico às necessidade de cada paciente, a equipe é composta por dois médicos clínicos gerais, Dr. Carlos Motta, especialista em acupuntura e homeopatia e Dr. Roberto Motta, com formação em Acupuntura Auricular. O fisioterapeuta Rodrigo Motta, com experiência nos distúrbios ortopédicos decorrentes do aumento do peso, a médica especialista em endocrinologia e metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia E Associação Médica Brasileira. Além da nutricionista, especializada em obesidade, gestantes e vegetarianismo, Myrian Ganzerli e da psiquiatra e terapeuta holística, Hebe de Moura, autora do livro “As três faces da Mulher”.