This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Curso da iClinic aborda técnicas e conceitos para gestão de clínicas e consultórios

By 8 de maio de 2019 Você Informa

Abrir uma clínica médica e conciliar bom atendimento e gestão eficiente não são tarefas fáceis. Prova disso é o cenário de desistência dos gestores desse setor no Brasil: segundo o IBGE, mais de 60% das clínicas criadas no País fecham suas portas nos primeiros cinco anos de operação. E foi justamente pensando nesse desafio que a startup iClinic, hub de soluções em saúde, criou o curso de Gestão para Clínicas e Consultórios.

Totalmente online, as aulas têm sete horas de conteúdo prático dividido em 10 módulos, contam com modelos de planilhas, além de garantir certificado. De acordo com o CEO e fundador da iClinic, Felipe Lourenço, é um erro comum profissionais da área médica iniciarem um negócio achando que apenas o conhecimento técnico do setor será suficiente.

“É evidente que a expertise em saúde é essencial, mas além de entender da parte clínica e do atendimento em si, o gestor do consultório precisa dominar processos básicos de gestão, como recrutamento, fluxo de caixa, qualidade de atendimento e estratégias de marketing. A depender do porte do consultório, fica insustentável terceirizar todos os setores. Mas ainda que seja possível delegar todas essas atribuições, é fundamental que o gestor do consultório conheça a fundo a rotina dessas operações. Por isso, a capacitação é tão importante”, explica.

Grade

O curso começa abordando reflexões acerca da diferença entre ser chefe e líder. Em seguida, no módulo sobre empreendedorismo, o aluno entende seu papel de gestor sob a perspectiva de que a clínica é um negócio. Ainda nesse primeiro momento de construção do empreendimento, o curso entrega um módulo sobre ferramentas de planejamento para que o gestor crie um modelo de negócios. Nesse módulo, o aluno vai conhecer ferramentas como Canvas, método PDCA, Análise Swot e Balanced Scorecard (BSC).
Depois de criar sua clínica, o empreendedor precisa ter conhecimentos básicos sobre alguns setores. Por isso, o curso traz alguns módulos sobre isso. O primeiro é o de Recursos Humanos, que conta com uma entrevista com a especialista em RH, Beatriz Barison. Ela fala sobre contratação, processo seletivo, recepção de um novo colaborador e como manter um ambiente de trabalho saudável.
Em seguida, o aluno é apresentado ao tema Finanças, abordado por Caio Carniato, que é consultor de gestão em clínicas e consultórios e analista financeiro da iClinic. Nesse módulo, o empreendedor vai aprender sobre planejamento financeiro, gestão de custos, capital de giro, fluxo de caixa, formas de pagamento e como lidar com a inadimplência.

O curso ainda inclui um módulo de marketing, que traz conteúdos valiosos para que o gestor construa sua marca no ambiente digital e entenda sobre definição de preços, além do módulo de tecnologia. Neste último, o aluno terá a oportunidade de ouvir Felipe Lourenço, que é formado em Informática Médica pela USP, especialista em gestão de saúde e fundador da iClinic. Ele fala sobre as novidades de tecnologia para o setor e sobre os Marcos Regulatórios para Tecnologia na Saúde.

Por fim, o curso traz um conteúdo sobre Gestão de Processos e como isso impacta na produtividade do negócio e um módulo sobre Indicadores de Desempenho, que ensina métricas para medir o desempenho do consultório. Felipe Lourenço destaca que o fato de todo esse conteúdo estar em uma plataforma online entrega ainda mais valor ao gestor, que provavelmente não teria tempo de frequentar um curso presencial. O custo é R$299 e o curso fica disponível de forma vitalícia e ilimitada.

“Essa é uma oportunidade para o profissional que deseja abrir uma clínica ou aquele que já tem uma, mas enfrenta dificuldades no negócio. Em apenas sete horas, o gestor ganha conhecimentos valiosos que vão ajudá-lo a ter um empreendimento muito mais sustentável”, conclui Felipe Lourenço.

About Release enviado por Felipe Lourenço

Formado em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (USP), Felipe Lourenço é um dos fundadores da iClinic, startup que traz inovação e eficiência para as clínicas e consultórios médicos. Criada em 2012, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a empresa atende clientes em mais de 20 países da Europa, América e África, se consolidando como líder em software na nuvem para gestão nesse segmento.

Leave a Reply