This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Cristália recebe registro da Anvisa para o IFA Colagenase animal-free

By 9 de junho de 2016 Você Informa

Após mais de uma década de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, o Laboratório Cristália recebeu o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o primeiro Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) biotecnológico obtido a partir da biodiversidade brasileira. Trata-se da Colagenase Cristália que, por ser desenvolvida em meio de cultura isenta de componentes de origem animal, é animal-free.

O IFA Colagenase Cristália confere maior atividade enzimática e pureza mais elevada em relação à Colagenase comum importada, além de ser inteiramente livre do risco de transmissão do mal da vaca louca, em consonância com as normas regulatórias. A Colagenase é a enzima utilizada na produção da Kollagenase, pomada para o tratamento de feridas de diversas etiologias (debridamento enzimático) e queimaduras, largamente utilizada em hospitais e por pacientes brasileiros. O processo de produção já foi devidamente patenteado.

O IFA Colagenase Cristália passará a ser utilizado não apenas para a produção da pomada Kollagenase, comercializada pelo Laboratório, mas permitirá o desenvolvimento de novas formulações, apresentações e associações terapêuticas voltadas para os mercados interno e externo.

“O registro do IFA Colagenase Cristália é uma das maiores conquistas do Laboratório, já que não apenas deixaremos de ser dependentes deste insumo como, pela primeira vez na história, o Brasil poderá exportar biotecnologia”, ressalta Dr. Ogari Pacheco, fundador e Presidente do Conselho do Laboratório Cristália.

Por ser um insumo de puríssima qualidade, o IFA Colagenase Cristália pode ser empregado também para uso em laboratório como isolador de células. “Normalmente, as células são ligadas umas às outras por meio do colágeno. Quando se isola a célula, é possível alcançar respostas mais claras no estudo celular. Portanto, lançaremos também o reagente com a Colagenase como substância ativa”, afirma o Dr. Pacheco.

O IFA Colagenase Cristália também poderá ser aplicado na Terapia Celular, procedimento de ponta usado na separação de células-tronco para o tratamento de determinadas deficiências, que só respondem a esse tipo de tratamento.

Da pesquisa da cepa ao desenvolvimento do produto foram investidos cerca de R$ 120 milhões, incluindo a construção da planta de Biotecnologia para Anaeróbicos, inaugurada em 2014 no Complexo Industrial Farmoquímico, Farmacêutico e Biotecnológico do Laboratório Cristália, instalado em Itapira, no interior de São Paulo.

Também em 2014, a planta recebeu da Anvisa o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), iniciando o processo para obtenção do seu registro junto à autoridade sanitária. Dentre as características do processo produtivo, a planta está entre as mais modernas do mundo e possui Nível de Biossegurança 3 (NB3), conferindo total segurança aos trabalhadores, ao meio ambiente e aos consumidores desse produto.

“O Cristália é um laboratório que respira inovação desde a sua fundação, em 1972, razão pela qual produz 53% dos IFAs empregados em seus produtos”, ressalta Dr. Pacheco.

O Cristália exporta para mais de 30 países, seguindo os padrões de referência das farmacopeias vigentes. Atualmente, 7% do faturamento do Laboratório Cristália é resultado da exportação de medicamentos. Agora, com o registro da Colagenase Cristália, a expectativa é chegar em torno de 11%.

Kollagenase: A pomada Kollagenase, até então formulada com o IFA importado, é fabricada e comercializada pelo Cristália desde 1979. É líder de mercado no Brasil, abrangendo mais de 64% do mercado brasileiro de produtos à base de Colagenase.

Cristália – Sempre um passo à frente
O Cristália é um Complexo Industrial Farmoquímico, Farmacêutico e Biotecnológico 100% brasileiro. Referência em inovação e tecnologia, o Cristália conquistou 89 patentes em diversos países e é pioneiro em realizar a cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final.
Focado em pesquisa e inovação, o Laboratório Cristália produz 53% dos insumos utilizados em seus medicamentos. Exporta regularmente princípios ativos e produtos acabados para mais de 30 países. Em anestesia, é líder de mercado na América Latina. Para mais informações, visite o site www.cristalia.com.br

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply