faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Consenso de Vacinação da Mulher chega a Brasília

Article-Consenso de Vacinação da Mulher chega a Brasília

A mulher evoluiu, conquistou o mercado de trabalho e assumiu papeis de liderança, mas continua a ser a principal mobilizadora dos cuidados e mudanças no núcleo familiar. Pensando nisso a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) lançam a segunda edição do Consenso de Vacinação da Mulher, o primeiro do Brasil voltado para uma especialidade médica. A cartilha chega às mãos dos ginecologistas e obstetras de Brasília no dia 11 de agosto, durante o curso “SBIm-Febrasgo – Imunização da Mulher”.

O papel do GO na saúde feminina

Estar atento à vacinação é papel de todo profissional da saúde. Mas, ginecologistas e obstetras têm mais relevância no processo de orientação, uma vez que são conhecidos como os “médicos da mulher”, por serem os especialistas que mantêm maior contato - regular e contínuo - com elas. Sabe-se que a mulher não é só geradora de outras vidas, como também é agente de educação e transformação social. “Ao promover o curso, a Febrasgo cumpre o seu papel social de estimular os especialistas da área na adoção de práticas que contribuam para aumentar a qualidade da assistência às suas pacientes”, enfatiza a diretora administrativa da Febrasgo e coordenadora do curso, Vera Fonseca.

Isabella Ballalai, presidente da SBIm-RJ, acrescenta que a mulher é maioria em postos de trabalho como as instituições de educação infantil, onde lida cotidianamente com crianças — estas, um dos principais agentes de transmissão de doenças infecciosas e parte da população que mais sofre com elas. “Portanto, quem tem sua vacinação em dia, além de proteger sua saúde, aumenta a proteção daqueles de quem cuida ao deixar de transmitir doenças infectocontagiosas preveníveis por vacinas”, completa.

Consenso norteia os cuidados fundamentais

O objetivo do Consenso é orientar os especialistas sobre as vacinas que devem ser aplicadas a partir da análise criteriosa da condição clínica, riscos e situações a que a paciente esteja sujeita. “Mulheres jovens que vão iniciar a atividade sexual não podem abrir mão da proteção contra o HPV e a hepatite B, por exemplo. Ambas são sexualmente transmissíveis”, orienta Etelvino Trindade, presidente da Febrasgo.

Varicela (catapora), tétano e influenza estão entre as infecções que não raramente levam a desfechos indesejáveis. Já rubéola congênita pode provocar aborto ou sequelas no feto, como perda de visão ou da audição. Já o bebê infectado por hepatite B durante o nascimento tem 90% de chance de desenvolver a forma crônica da doença.

No Consenso estão todas as vacinas indicadas pela SBIm, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), além da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, do Centre for Disease Control and Prevention (CDC) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). A publicação contempla, ainda, os comentários que fundamentam cada indicação e o período ideal para aplicação das doses.

Brasília é a terceira cidade a receber o evento

O curso “SBIm-Febrasgo – Imunização da Mulher” é uma oportunidade de educação continuada para os profissionais de ginecologia e obstetrícia que visa contribuir para a atualização médica desses especialistas. As primeiras edições foram realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. O curso passará ainda por Salvador (15 de setembro) e Porto Alegre (20 de outubro).

Entre os temas abordados estão: calendário de vacinação da mulher (adulta, idosa, gestante, em viagens etc.); impacto de infecções imunopreveníveis na saúde feminina; riscos de certas doenças para gestante/feto; estratégia “cocoon” e outras questões relacionadas à imunização.

O Curso SBIm-Febrasgo é exclusivo para médicos associados à SBIm ou à Febrasgo. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas no site www.cursosbimfebrasgo.com.br. Mais informações, como a programação completa dos módulos estão disponíveis na página do curso.

Serviço:

Curso SBIm-FEBRASGO – Imunização da Mulher

Brasília – 11 de agosto (sábado)

Local: Comfort Suítes Brasília (Setor Hoteleiro Norte Quadra 4 - Bloco D , s/nº - Asa Norte – Brasília/DF)

Informações: (61) 4063-7402

Próximos cursos:

Salvador – 15 de setembro (sábado)

Porto Alegre – 20 de outubro (sábado)

Inscrições:

Evento exclusivo para associados da SBIm ou Febrasgo. Inscrições gratuitas no site www.cursosbimfebrasgo.com.br. Vagas limitadas.

Informações:

www.cursosbimfebrasgo.com.br

[email protected]