This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Conselheiros da Fundação IDI lançam livro sobre Diagnóstico por Imagem

By 28 de janeiro de 2016 Você Informa

Atualmente, cerca de 17 a 18 mil médicos se formam no Brasil por ano, devendo esse número chegar a 20 mil em 2020. As últimas ações do governo federal foram no sentido de aumentar a quantidade de médicos, inclusive com a ampliação no número de vagas para graduação em medicina, além do foco no médico generalista. Portanto, a formação durante os 6 anos de graduação deve ser a mais completa possível, buscando um profissional capaz de fazer a propedêutica correta do paciente, incluindo, nessa análise, a habilidade de requisitar e interpretar os exames de diagnóstico por imagem.

Nesse cenário, os renomados radiologistas Jacob Szejnfeld, Nitamar Abdala e Sergio Ajzen, todos conselheiros da Fundação IDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, maior provedora de exames de diagnósticos por imagem do país para a área pública, organizaram o livro “Diagnóstico por Imagem”, da editora Manole, que, em sua segunda edição, aborda de maneira ampla e didática todo o segmento. Nesta nova edição foram acrescentados vários capítulos relacionados à ginecologia, bem como foram revistos e atualizados os temas já publicados na edição anterior.

Para facilitar a busca por assuntos as 728 páginas que compõem o livro foram divididas em 97 temas, que estão organizados em 7 capítulos: cabeça e pescoço, neurologia, mama, tórax, abdome, musculoesquelético e ginecologia.

“Diagnóstico por Imagem” representa um material que oferece tanto ao estudante de medicina quanto ao médico não radiologista o conteúdo teórico necessário, bem como exemplos de caos típicos das principais doenças com os achados mais relevantes, que auxiliam o dia a dia do médico radiologista.

Existe uma variada gama de exames e diagnósticos possíveis e o profissional médico deve saber orientar o paciente a realizar o exame radiológico mais eficaz para seu diagnóstico, bem como conhecer os principais achados para as doenças mais comuns.

Informações técnicas
Livro: Diagnóstico por Imagens – 2ª edição
Editora: Manole
Autores: Jacob Szejnfeld, Nitamar Abdala e Sergio Ajzen
Páginas: 728, divididas em 7 capítulos
Informações: www.manole.com.br

Sobre os Autores
Jacob Szejnfeld Professor livre-docente associado do Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM-Unifesp – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; chefe da disciplina diagnóstico por imagem em adultos; diretor médico do CURA – Imagem e Diagnóstico.

Nitamar Abdala Professor adjunto doutor e chefe do Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM-Unifesp – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; chefe do setor de neurorradiologia da UMDI Medicina Diagnóstica.

Sergio Ajzen Professor titular e livre-docente do Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM-Unifesp – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Sobre a Fundação IDI
A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem atua há 14 anos na saúde pública de São Paulo. Mantém convênio para operar a área de diagnóstico por imagem de diversos hospitais das Secretarias de Saúde do Estado e Município de São Paulo, prefeituras próximas à capital (São Caetano do Sul e Diadema), além dos Estados de Goiás e da Bahia.

Possui cerca de 2 mil funcionários e 500 médicos especialistas, que atendem em mais de 70 unidades de saúde realizando mais de 4 milhões de exames por ano, sendo o maior provedor de exames de diagnósticos por imagem do país para a área pública.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply