This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Congresso de Ortopedia inaugura modalidade inovadora de evento

By 7 de junho de 2016 Você Informa

O 20º Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, que começa dia 29 no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, será o primeiro evento científico no Brasil a incorporar o ‘Metcalf Meeting’. É um verdadeiro mutirão com 42 conferências de médicos especialmente convidados, entre os quais especialistas estrangeiros, que vão se revezar em apresentações cobrindo todo o mais moderno conhecimento, tecnologias e pesquisas da especialidade, que teve uma evolução extremamente importante nos anos recentes.

O presidente do Congresso, Carlos César Vassalo, da Regional mineira da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, explica que o ‘Metcalf Meeting’ está sendo coordenado por Robert Burks, do Centro Ortopédico da Universidade de Utah. “Como a iniciativa é pioneira no Brasil, onde essa programação nunca foi realizada, as palestras serão gravadas e o pacote será comercializado posteriormente para os médicos interessados”, explica Vassalo.

A iniciativa é apenas uma das muitas novidades que devem ocorrer no evento, que reunirá mais de 800 especialistas do Brasil inteiro e para o qual já estão confirmados seis convidados internacionais. Estarão presentes Eric McCarty, da Universidade de Colorado; John Tokish, da Steadman Hawkins Clinic, da Carolina do Sul; Misty Sury, especialista em Medicina Esportiva da Lousiania, destaque num momento em que o Brasil se prepara para sediar a Olimpíada. O médico deverá detalhar o tratamento das lesões ortopédicas decorrentes de atividades esportivas.

Também estarão presentes Rodrigo Pesantez, da Fundacion Santa Fé, da Colômbia, nome internacionalmente respeitado no que se refere ao trauma e Todd D. Sekundiak, do Alegent Creighton University Medical Center, de Nebraska, que é um ícone na reconstrução articular de quadril e joelho.

Vassalo explica que, aproveitando a concentração dos mais importantes professores, pesquisadores e profissionais da especialidade em Belo Horizonte, montou três cursos pré-congresso, sobre Revisão de Artroplastia do Joelho, Revisão em Artroplastia total do Quadril e Fixador Externo, numa rara oportunidade para que os ortopedistas ouçam os especialistas mais renomados e esclareçam suas dúvidas, já que o evento deve primar pela interatividade.

Para dar uma ideia da abrangência dos cursos pré-congresso, Vassalo lembra que, entre os vários temas que serão apresentados e discutidos só no curso sobre ‘Fixador Externo’, serão debatidos os princípios básicos dos fixadores externos, as indicações para seu uso, corredores de segurança, fixador externo monoplanar na tíbia, controle de danos, fixação externa na pelve, nos membros superiores, fixador externo transarticular, o que não fazer em fixação externa e fixador externo trans-articular no tornozelo. “O garante ao congressista uma atualização à luz da mais recente evolução, do estado da arte da especialidade”, finaliza Vassalo.

SERVIÇO:
20º Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia
Local: Ouro Minas Palace Hotel – Belo Horizonte/MG
Datas: 29 de junho a 02 de julho de 2016
Informações: http://www.congressomineiro2016.com.br/

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply