This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Comunicação médico-paciente deve se estender para fora do consultório

By 8 de dezembro de 2015 Você Informa

Ignorar a comunicação com o paciente fora do consultório não é mais possível. O avanço da mobilidade e da conectividade, diariamente, faz com que a maioria dos médicos seja acionada por seus pacientes por meio das redes sociais, aplicativos de conversas instantâneas e sms, o que gera uma grande desorganização na rotina profissional e a falta de controle dos casos de urgência, por exemplo.

Além disso, uma preocupação constante da classe médica em atender os pacientes pelos canais online é em relação à ética na comunicação pela internet, afinal, esse tipo de contato desestruturado com o paciente, muitas vezes, não é seguro e pode colocar em risco as informações clínicas.

Foi com o propósito de mudar este cenário que, recentemente, o aplicativo Medicinia, plataforma online de comunicação entre médico e paciente, chegou ao mercado e agora conta com a consultoria de Max Grinberg, membro da Comissão de Bioética do Hospital das Clínicas FMUSP e integrante do Centro de Bioética do Conselho de Medicina do Estado de São Paulo, para provar que é possível manter uma comunicação online ética com o paciente.

“O uso de aplicativos para a troca de palavras não presencial facilita a extensão do acolhimento às necessidades de saúde, contribuindo para tirar dúvidas ansiogênicas, com um olhar mais próximo sobre a evolução do tratamento e direcionando para um tipo de atendimento inicial ou complementar”, afirma Grinberg.

O especialista em Bioética reforça que é essencial que a ferramenta seja manejada de modo seguro, respeitoso e dentro dos limites éticos da Medicina e, sobretudo, que seu uso seja bom para ambos (médicos e pacientes).

Como funciona o app Medicinia?
Ao baixar o aplicativo, o médico recebe automaticamente o app de comunicação profissional com chat e mini-pep. O mini-pep é um local em que o médico e o paciente podem adicionar facilmente notas que resumem os principais pontos das interações feitas no aplicativo.

“Isso, sem dúvida, facilita e organiza o acompanhamento médico, além de enriquecer com mais informações as visitas ao consultório. É uma maneira de fidelizar o paciente e oferecer um atendimento médico diferenciado”, explica o executivo ao acrescentar que o aplicativo permite que os médicos apenas vejam seus pacientes de consultório e os pacientes somente enxerguem seus médicos. Desta forma, o Medicinia não tem o objetivo de ser um ambiente de rede social para pacientes encontrarem médicos e vice-versa.

Por meio do aplicativo é possível realizar de forma segura, já que as informações são criptografas, a interação entre médico e paciente, enviar notificações automáticas, como confirmação de consultas e ainda estabelecer fluxos automáticos de atividades com os pacientes, como por exemplo, questionar se o medicamente indicado foi tomado, se o paciente realizou o exame e etc.

O aplicativo Medicinia é um produto multiplataforma e pode ser utilizado por sistemas Android, iOS ou pela internet. Além disso, ele foi desenvolvido de acordo com o padrão americano de segurança da informação do paciente, chamado de HIPAA-compliant, o que garante total sigilo na troca dos dados médicos.

Sobre o Medicinia
O Medicinia é uma plataforma de comunicação em saúde que pode ser utilizada por médicos, instituições de saúde e demais profissionais da área médica. Atualmente, o Medicinia conta com mais de seis mil médicos cadastrados e está presente em dez importantes hospitais do país, além de instituições de saúde nos EUA e Alemanha. Nos hospitais, o aplicativo atua de forma a otimizar os gargalos de comunicação presentes nessas instituições, com o propósito de melhorar o desempenho operacional, reduzir custos e aumentar a receita.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply