faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como preparar o corpo para curtir o Carnaval

Article-Como preparar o corpo para curtir o Carnaval

A nutricionista e a coordenadora de atividade física do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas dão dicas de como se preparar para antes, durante e depois da folia.

O Carnaval está chegando e para aproveitar bem essa época do ano e ter pique para os quatro dias de folia é importante cuidar da alimentação e do corpo para se divertir da melhor maneira possível. Renata Mello, coordenadora de atividade física do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas (www.levitas.com.br), sugere exercícios aeróbicos como a melhor opção para se preparar para o Carnaval. “Uma pessoa completamente sedentária, pode e deve iniciar um programa aeróbio de nível moderado a leve/moderado para ter fôlego durante a folia”, diz. Para os que já estão acostumados, a dica é intensificar o treino e complementar com aulas de flexibilidade e resistência muscular.

É recomendável também evitar alimentos gordurosos. “Eles sobrecarregam o fígado e podem te prejudicar”, explica a nutricionista do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia, Andreia Gonzalez. A profissional indica uma alimentação leve e rica em vitaminas e minerais, com preferência para frutas, legumes, carnes magras e carboidratos integrais para a preparação dos foliões.

Durante o Carnaval muitos se esquecem dos cuidados básicos com a alimentação, podendo sofrer com infecção intestinal causada pela má alimentação, ou desidratação devido à falta de consumo de líquidos, além da famosa ressaca. Para não ter que voltar para casa antes da hora, faça as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e evite tomar café e bebidas alcoólicas de estômago vazio. “Nestes dias, aumente o consumo de líquido para manter o corpo hidratado, com água mineral, água de coco ou suco de frutas naturais”, indica a nutricionista. Já para os que consomem bebidas alcoólicas, o ideal é intercalar o consumo da bebida com copos de água.

Como o gasto de energia é alto, o consumo de carboidrato é importante. Abuse das frutas e, caso tenha dificuldade em levá-las com você, opte por barras de cereais. “Elas não são as melhores opções para o ano todo, mas nesse período são uma ótima pedida por serem práticas e gostosas”, justifica Andreia. A profissional ainda lembra que os lanches naturais não são uma boa opção quando não se conhece o estabelecimento e não se sabe há quanto tempo os alimentos estão expostos para a venda. Vale ficar atento também às bolachas recheadas, frituras, carnes com gorduras e alimentos industrializados que demoram a ser digeridos, sobrecarregam o fígado e podem causar mal-estar e sonolência.

Outro ponto importante durante o Carnaval é tentar manter o sono mais próximo do adequado e evitar ficar sem dormir, além de manter uma rotina diária de atividades físicas. “Independente de qual seja o destino escolhido para passar a folia, tente realizar caminhadas, corridas ou até nadar se estiver apto”, aconselha Renata. “Alongamento e exercícios funcionais também são ótimas opções, pois não dependem de nenhum acessório”, complementa.

Após o Carnaval

É normal nos sentirmos cansados depois dos dias de festa. A falta de alimentação adequada aliada ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas dão essa sensação de cansaço. Por isso, a primeira dica é voltar o mais rápido possível a sua rotina de sono. De acordo com a coordenadora de atividade física do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas, para se reconectar com o seu dia a dia, o ideal é praticar alguma atividade de equilíbrio, como por exemplo, aulas de yoga, alongamento e mat pilates. “Elas ajudam a ter mais consciência corporal e readaptar o corpo para voltar às atividades diárias”.

A segunda dica é repor os líquidos e minerais perdidos, com muita água e suco de frutas. “Os sucos naturais, com propriedade detoxificante, e os sucos verdes ajudam a limpar as toxinas acumuladas”, indica a nutricionista. “Consuma chás que atuem no sistema digestivo, como os de boldo, erva doce ou cidreira”. Vale lembrar também que o objetivo nesta fase é limpar o fígado, por isso é necessário evitar alimentos gordurosos.

A nutricionista dá duas receitas de sucos para limpar o corpo das toxinas.

Suco 1:

- 1 folha de couve manteiga higienizada e cortada

- 1 maçã

- 1 pedaço pequeno de gengibre

- 200 ml de água ou água de coco

Suco 2

- 1 folha de couve manteiga higienizada e cortada ou 2 colheres de sopa de clorofila líquida

- 1 fatia média de abacaxi

- 1 punhado de hortelã

- 200 ml de chá verde ou água.