faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como o RPA e o IPA pode ajudar as empresas na crise da Covid

Article-Como o RPA e o IPA pode ajudar as empresas na crise da Covid

RPA IMAGEM

Em meio a pandemia atual gerada pelo COVID-19, as empresas têm um importante desafio pela frente: reinventar seu modelo de negócio e recuperar sua receita. As empresas começam agora, mais do que nunca, a reavaliar sua infraestrutura de comunicação e processamento e seus processos de negócio com aplicação de tecnologia.

A transformação digital é uma realidade para empresas de todos os mercados, é uma tendência que se consolida e encontra caminhos em novos desafios, cada vez mais sofisticados e abrangentes. Não seria diferente no momento atual, em que a maior crise do século obriga as empresas a pensarem em uma saída para manter uma boa qualidade no atendimento, o respeito.

As implicações da pandemia do COVID-19 no ambiente empresarial estão apenas começando a ser sentidas em toda sua amplitude. Quando as circunstâncias futuras são incertas para as empresas de todos os setores, é hora de criar estratégias sobre como manter seus negócios funcionando sem ruptura, oferecendo o melhor serviço possível ao cliente.

A automação dos principais processos aparece como uma das maneiras mais evidentes de proporcionar estabilidade aos negócios nos próximos meses e um dos caminhos que pode ser utilizado para criação de novos ganhos vem do RPA (Robotic Process Automation), que ajuda que, com maior valor agregado ajuda as empresas a fazer mais e melhor em qualquer momento.

O RPA é uma tecnologia que permite que robôs assumam tarefas humanas e repetitivas, que podem ser feitas de maneira dinâmica e automatizada. Esta tecnologia imita exatamente as ações que um humano executa e são de simples programação, atuando no front end, como se fossem um usuário do sistema.

“São inúmeros os benefícios do RPA para as empresas”, comenta Alexandre Castro, Diretor de Soluções e Delivery da Tech Mahindra Brasil, multinacional de origem indiana (parte do Grupo Mahindra) que oferece Transformação Digital, Consultoria, Engenharia Integrada, Serviços e Soluções em Tecnologia. Ele acrescenta: “Um dos maiores benefícios do RPA (Robotic Process Automation), ou melhor, do IPA (IPA – Intelligent Process Automation) é que ele pode “aprender” novas tarefas por conta própria - sem que um programador tenha que escrever linhas de script a cada nova função que a empresa precisar. Além disso, esta tecnologia não é “invasiva” (aproveita a interface existente dos aplicativos para operar), é rápida e escalável (em poucas horas os usuários podem automatizar), promove a integração (já que se integra bem com ERP e aplicativos em nuvem e outros), possibilita melhor qualidade de serviços, reduz erros manuais e torna as operações contínuas (365 x 24 x 7). Definitivamente o RPA gera enormes ganhos exponenciais na eliminação de desperdícios! ”

O que ocorre na crise é que as empresas passam a acelerar a aplicação do RPA, assim como outras tecnologias, como IoT e Inteligência Artificial. Na verdade, o RPA já é um grande “acelerador” para a transformação digital.

Alguns exemplos da aplicação de automatização de RPA são:

• Processamento de pedidos, cadastramentos,

• Envio de notificações a clientes,

• Cobrança de clientes, atualização de perfis de clientes e funcionários,

• Geração de relatórios de conformidade,

• Operação de aplicações e consolidação de dados de múltiplas fontes;

• Realização de cálculos complexos

• Gerenciamento do banco de talentos do RH, registro, modificação, validação

• Abertura de e-mails e anexos;

• Extração de dados de documentos; extração e formatação de dados em relatórios;

• Introdução de dados em formulários;

• Análise de dados da empresa e monitoramento de tarefas automatizadas

Os cases de RPA são variados e essas são apenas algumas das considerações mais evidentes do processo de Automação Digital que qualquer empresa.

Com um parceiro competente em automação, as empresas podem implementar as estratégias necessárias em seus negócios para enfrentar as crises atuais e futuras.

“É importante que as empresas escolham parceiros em RPA que ofereçam soluções de automação do conjunto e especialistas que possam proporcionar suporte em todas as etapas da transformação, do planejamento, passando por implementação, treinamento e suporte”, complementa ainda Alexandre Castro da Tech Mahindra Brasil.

O que fica muito claro é que, quando aplicado estrategicamente, o RPA ajuda as empresas a superar suas metas de negócios até em momentos críticos para a organização. Dessa forma, impulsiona o crescimento significativo com agilidade e velocidade incomparáveis, além de garantir relatórios precisos, tomada de decisão informada e continuidade dos negócios.