This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Combate à hipertensão no Largo do Machado

By 25 de abril de 2016 Você Informa

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e a Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (Socerj) promovem na próxima terça-feira, 26/04, uma ação de combate à hipertensão arterial. O evento será no Largo do Machado, de 8h às 12h, e tem como objetivo esclarecer a população sobre o papel da obesidade na elevação da pressão arterial.

“A obesidade é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de hipertensão arterial. É claro que há outros fatores, como hereditariedade, envelhecimento, sedentarismo, consumo excessivo de sal na alimentação, estresse e tabagismo, mas o peso tem papel decisivo no controle desta patologia”, destaca o cardiologista Ivan Cordovil, coordenador do serviço de Hipertensão do Instituto Nacional de Cardiologia. O médico explica que a pressão é considerada alta quando está acima de 140 (máxima) por 90 (mínima). A de 120 por 80 (ou 12×8) é considerada ideal.

De acordo com Ricardo Mourilhe, presidente da Socerj, o controle da pressão arterial evita diversas doenças cardiovasculares, melhora a qualidade e aumenta a expectativa de vida. “Além do tratamento com medicamentos, a mudança do estilo de vida é fundamental para o bom controle da pressão arterial. As principais medidas são fazer atividade física regular (mínimo de 150 minutos por semana), fazer dieta saudável e balanceada com menor quantidade de sódio, parar de fumar e evitar o consumo de álcool (apenas de forma recreativa)”, afirma Mourilhe.

No evento, os profissionais de enfermagem do INC farão aferição da pressão, medição de peso e altura e cálculo do índice de massa corporal (IMC). Um nutricionista orientará o público sobre a alimentação que pode ser aliada na prevenção e no combate à hipertensão arterial. Uma equipe de residentes orientará nos demais cuidados a serem aplicados à população e haverá ainda, informações sobre direitos sociais e previdenciários pela equipe de Serviço Social do INC.

Além disso, pessoas com mais de 50 anos poderão fazer no local gratuitamente o exame de doppler de carótida, que indica risco de doença cardiovascular. Segundo o médico Ivan Cordovil, pessoas com pressão considerada normal têm 15% de chances de ter espessamento da carótida. Já nas pessoas com hipertensão, esse percentual sobe para 30%. Nos portadores de doenças coronarianas, o índice é de 60%, conforme experiências aplicadas em campanhas anteriores.

 

Sobre o INC

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) é o hospital referência do Ministério da Saúde no tratamento a doenças cardiovasculares, com destaque em procedimentos de alta complexidade. É responsável pelo maior número de procedimentos do SUS na área cardiovascular em todo o estado do Rio de Janeiro. Anualmente, o hospital realiza 60 mil consultas médicas e cerca de 1200 cirurgias cardíacas, atendendo pacientes de todo o Brasil. O INC existe há mais de quatro décadas e desempenha no país papel estratégico em Ensino e Pesquisa.

Sobre a Socerj
Fundada em 1955, a entidade reúne cerca de 2.200 cardiologistas do estado do Rio de Janeiro. Anualmente, a Socerj realiza um Congresso no qual apresenta as novidades do setor e debate novos estudos. Também realiza ações de esclarecimento do público sobre doenças cardiovasculares. Sua página no Facebook orienta a população sobre os cuidados com a saúde: www.fb.com/cardiorj.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply